Lucas Zanandrez 🔬 Profile picture
Biomedical Scientist | Creator Economy | Creative Director @olaciencia 🎬 Opinions my own #SciComm #CreatorEconomy

Feb 25, 2020, 21 tweets

O Carnaval pode ter espalhado o Coronavírus para o Brasil e isso tem a ver com a biologia do vírus. Segue o fio! #coronavirus #carnaval #pandemia

A Organização Mundial da Saúde alertou essa semana que a epidemia de coronavírus tem potencial para se tornar uma pandemia. Isso significa que todos os países membros devem intensificar suas medidas de proteção e se preparar google.com/amp/s/amp.cnn.…

Acontece que nessa época do ano, no Brasil, ocorre o Carnaval, festa que leva milhões de pessoas às ruas para festejarem e tomarem aquela gelada. Além disso, a festa movimenta bilhões de reais na nossa economia, que está em recuperação.

Mesmo que haja a recomendação de intensificação de medidas protetivas, não parece que cancelar o Carnaval tenha passado pela cabeça dos nossos governantes. Até porque o país não teve, até agora nenhum caso confirmado do Covid-19.

O problema é que as medidas de proteção contra a entrada do vírus no país consistem basicamente de medidas de triagem e bloqueio em portos, aeroportos e fronteiras. Uma informação nova, confirmada nos últimos dias vai mudar essa história. Segue comigo

Na última sexta-feira (21/02) foi publicado um artigo de um grupo de pesquisas chinês demonstrando a transmissão assintomática do Coronavírus

No caso, uma mulher de 20 anos que nunca ficou doente, mas possuía o vírus, transmitiu para 5 pessoas de sua família. jamanetwork.com/journals/jama/…

Evidências similares foram encontradas por dois grupos de pesquisa independentes praticamente ao mesmo tempo: um grupo chinês e outro alemão. Esses dois trabalhos explicam como é possível que o vírus seja transmitido sem que a pessoa apresente qualquer sintoma

O do grupo chinês foi publicado em 19/02 e mostrou que a carga viral nas vias respiratórias superiores (narinas e garganta) era maior do que nas inferiores (traqueia, brônquios e alvéolos) nos primeiros dias de infecção.

Na verdade, parece que o vírus prefere se multiplicar nas narinas e garganta e isso o faz ser mais transmissível, mesmo que a pessoa não apresente nenhum sintoma. Veja na imagem abaixo, como a concentração de virus nas narinas é maior nos primeiros dias de infecção.

O vírus da SARS, que foi o primeiro vírus da família do Covid-19 que apareceu em 2003, multiplica primeiro nos pulmões, causando pneumonia, antes de migrar pro trato superior. Ou seja, para transmitir a pessoa já tem que estar sintomática, enquanto no caso do Covid-19 não!

O link para o estudo chinês está aqui: nejm.org/doi/full/10.10…

O grupo alemão chegou a conclusões similares. Eles isolaram o vírus do trato respiratório superior das pessoas antes mesmo delas terem sintomas, o que produziu mais evidências do potencial de transmissão a partir do nariz ou garganta quando as pessoas mal sabem q estão doentes.

O link para esse estudo alemão está aqui: nejm.org/doi/full/10.10…

E o que o Carnaval tem a ver com isso tudo? Bem, milhares de estrangeiros vindos de vários lugares do mundo vêm para o Brasil nessa época. E nossas metodologias de triagem não pegam pessoas assintomáticas, que podem carrear e transmitir o coronavírus

Some a isso o fato de que milhões de pessoas se concentram em espaços pequenos, trocam saliva e, consequentemente, microbiota oral e do trato respiratório superior, durante a festa!

A Itália cancelou o carnaval em Veneza, e a economia do país está paralisada, por causa de um vírus que nem é tão mortal assim. Imagine o que ele faria com o nosso país em recuperação econômica.

É muito provável que nós comecemos a ver as primeiras confirmações de Coronavírus no Brasil nas próximas semanas, de acordo com o alerta de pandemia da OMS. Espero estar errado, mas o Carnaval pode ter contribuído muito para isso.

Para não ficar só criando alarde, queria dizer novamente que o vírus é de baixa letalidade e que tem causado problemas somente para pessoas com outras doenças prévias e idosos. Essas são as pessoas que devemos proteger.

Tenho um canal de divulgação científica e um blog que promete dar um pouco de luz nessa escuridão criada pela desinformação. Por favor, nos ajude a alcançar mais pessoas e nos siga nas redes sociais @olaciencia
youtube.com/olacienciabr

Além disso, produzi um texto que resume essa thread e alguns stories no Instagram do Olá, Ciência para ajudar a esclarecer muitas dúvidas do pessoal. Um grande abraço.

olaciencia.com/2020/02/25/o-c…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling