Lucas Zanandrez 🔬 Profile picture
Biomedical Scientist | Creator Economy | Creative Director @olaciencia 🎬 Opinions my own #SciComm #CreatorEconomy
2 subscribers
Jun 27, 2022 6 tweets 1 min read
"Fica em casa, a economia a gente vê depois"

Quando você critica essa frase e a repete como um papagaio sem consciência, pra justificar o porquê estamos vivendo uma crise, claramente você não entende nada do quanto custa uma vida. Pensando apenas no lado econômico, uma pessoa morta custa muito mais ao Estado do que você imagina. Ela deixa de produzir milhares, ou milhões de reais no longo prazo. Muito mais do que custaria se ela ficasse em casa no início ou se seguisse as orientações de saúde.
Jun 17, 2022 14 tweets 4 min read
Eu tenho certeza que a varíola de macaco será classificada como Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional em alguns dias. Eis o porquê. #monkeypox Toda semana, a OMS tem enviado relatórios da situação da monkeypox no mundo. E desde o primeiro caso na Inglaterra, eu tenho lido os relatórios pra fazer o #ciencianews, quadro que traz notícias científicas lá no @olaciencia. Pois bem, algo mudou de duas semanas pra cá.
Aug 25, 2021 14 tweets 11 min read
Você pensa em fazer Divulgação Científica?

Tenho visto muita gente dizendo que DC não vale a pena e que não sabe por onde começar.

Estamos nessa estrada há 6 anos com o @olaciencia, e acho que posso ajudar.

Segue o fio!🧶 Um dos maiores desafios de quem inicia na DC é ter um alcance considerável ao ponto de "compensar" o imenso trabalho de coletar, analisar e divulgar a informação científica.

Por isso, é crucial que antes mesmo de começar, você conheça bem o seu público.
Jul 16, 2021 13 tweets 2 min read
Muitos se perguntam como alguém pode apoiar um remédio sem eficácia. Para quê? A verdade é que essa indústria movimenta muito dinheiro. E eu acompanho grupos de negacionistas há pelo menos um ano para entender como ganham dinheiro com esse modelo de negócios. Como o negacionista empreendedor ganha dinheiro:

1) Conquista a sua audiência com argumentos de autoridade. Não é raro ver médicos formados em excelentes universidades, defendendo tratamentos ineficazes (na maioria dos casos, conscientes do erro).
Jul 5, 2021 5 tweets 2 min read
Não existe protocolo 100% seguro. Ana Maria testou positivo hoje (provavelmente em um teste rápido de antígeno), mas disse que estava sentindo uma "gripinha" desde quinta-feira. Ou seja, pode ter infectado toda a produção de quinta e sexta.
g1.globo.com/pop-arte/notic… Na sexta-feira, ela conversou com o ator Alexandre Borges, cara a cara. Se você está com sintomas, fique em casa, mesmo se o teste der negativo. Teste de antígeno ou mesmo o PCR podem falhar, principalmente se a carga viral for baixa.

gshow.globo.com/programas/mais…
Jun 23, 2021 16 tweets 4 min read
Acho que sendo mais transparente. Sabíamos que uma vacina com eficácia de 50% teria que ser aplicada em mais de 90% da população para segurar a epidemia. Isso considerando que ela impede a transmissão (o que não sabemos). Ressaltar as limitações de cada vacina é ser responsável. Antes de mais nada, destaco que mesmo uma vacina com 40-60% de eficácia tem o seu valor, pois trata-se de redução de riscos de casos, internações e óbitos. Cada vida importa. Quando não se tem doses suficientes, uma estratégia usando uma vacina 50% eficaz é válida.
Jun 21, 2021 6 tweets 2 min read
Recebo esse tipo de pergunta o tempo todo. Infelizmente, não tenho como responder a todos porque são centenas por dia. Mas mostra que ainda tem MUITA gente desinformada por aí e quem precisava ajudar, não está ajudando. Image Notícias antigas ressoando novamente... Image
Jun 11, 2021 6 tweets 2 min read
O presidente consegue causar mal de duas formas:
1. inflama seus apoiadores pra não usarem máscara
2. (O que é ainda pior) compartilha uma informação falsa de que a máscara só evita um infectado de transmitir o vírus, mas não protege quem não está infectado. Sabemos que máscaras protegem de duas formas: (1) de inalar aerossóis e gotículas e (2) de emitir partículas no ar. Quem está infectado, não sabe que está transmitindo, muitas vezes. Esse é o problema da COVID que fez a doença espalhar. Ela espalha antes dos sintomas.
Jun 5, 2021 6 tweets 2 min read
Teorias da conspiração sobre a origem do coronavírus ganhando tração de novo. Eu acho importantíssimo você que se interessa de verdade por esse assunto ler o relatório técnico da OMS descrevendo os resultados das investigações. Houve extensa pesquisa epidemiológica e genômica apontando para as origens naturais do vírus, a partir de morcegos ou de algum animal intermediário para o ser humano. O vírus que circulou em Wuhan já não era apenas de um "tipo": já haviam pequenas mutações +
Apr 26, 2021 5 tweets 1 min read
Parem de achar que a Anvisa reprovou a Sputnik por uma decisão política. Os critérios de reprovação estão claros, diferente dos dados que temos sobre ela. "Ah mas 65 países aprovaram..."

Os dados não são claros, essas agências podem ter recebido dados distintos dos nossos. Além disso, o maior problema na minha opinião foi a detecção de adenovírus replicante nos lotes que a Anvisa avaliou: significa que falhou o processo de produção. Liberar uma vacina com esse problema é um risco sanitário. Anvisa corretíssima.
Apr 26, 2021 11 tweets 2 min read
O surto de COVID na Índia e a provável diminuição das exportações de vacinas me faz pensar o quanto o Brasil poderia ser soberano nessa área e não é. Ser soberano em produção de vacinas significa ser capaz de sustentar a própria demanda e ainda ser líder mundial em capacidades tecnológicas e de exportação. Nós deixamos essa soberania para trás, quando decidimos ter políticas de governo e não de estado.
Apr 2, 2021 15 tweets 4 min read
Olha pessoal, eu cheguei no meu limite. Comecei a ficar mal de verdade com a pandemia. Tentei dar uma segurada por causa do papel de comunicador científico, mas ficar segurando informação preocupado com a saúde mental de quem me ouve, em troca da minha+ tem sido bem ruim. Só essa semana, eu tive quatro conhecidos ou parentes de amigos precisando de leito de UTI em Belo Horizonte. E não tem vaga. A fila aqui na cidade tá em mais de 200 pessoas. Na UPA do meu bairro tem dois corpos acumulados no sol (passou até no jornal)+
Mar 28, 2021 6 tweets 2 min read
Vou resumir pra vocês pq imagino que poucos lerão e isso é muito importante. Se continuarmos do jeito que está, com isolamento meia boca, vamos dobrar o número de óbitos diários em questão de 4 semanas. A curva é exponencial e está partindo de 2500 óbitos diários Existe um risco IMINENTE, dada a aceleração do contágio e a aceleração da vacinação, de selecionarmos uma variante que escape das vacinas oxford e coronavac. NÃO É ATOA que países europeus se fecharam durante a vacinação. Se isso acontecer, pode colocar mais 1 ano em casa
Jan 2, 2021 13 tweets 4 min read
Eu errei. No vídeo que eu fiz sobre a nova variante do coronavírus há 10 dias, eu não a considerei um potencial perigo. Para mim, era apenas mais uma variante carregada de sensacionalismo. Aqui vai porque mudei de ideia.

theatlantic.com/science/archiv… A B.1.1.7, nova variante do SARS-CoV-2 possui mutações na proteína spike que foram associadas à maior infectividade em células e modelos animais. Ademais, ela possui deleções no gene S que estavam gerando resultados negativos em testes de PCR cujo um dos alvos era esse gene+
Sep 22, 2020 11 tweets 3 min read
Não sei se a hipótese da imunidade cruzada se sustenta. Acredito estarmos diante de uma correlação espúria. Segue o fio com os meus argumentos: 1- A queda na mobilidade humana afetou significativamente a dispersão de DENV pelas cidades. Quem transmite o vírus é o mosquito, mas quem leva de um bairro a outro? Isso mesmo, pessoas. Que durante os meses de tendência epidêmica, se trancaram em casa.
nature.com/articles/s4159…
Sep 15, 2020 4 tweets 2 min read
Mano, hoje eu senti o poder das FAKE NEWS. Fui na @LeroyMerlinBRA do Minas Shopping comprar uma resistência pro meu chuveiro e na porta estavam medindo a temperatura no pulso. Fui encorajado a pedir pro funcionário medir na testa, conforme alguns de vocês recomendaram Falei pro rapaz: "Pode medir na testa". Aí ele respondeu: "Não, a medição é no pulso". Aí eu falei: "Não, o aparelho foi calibrado pra medição na testa". Aí fui hostilizado, o cara respondeu: "Se você quiser entrar, vai ser no pulso são ordens"
Sep 8, 2020 9 tweets 2 min read
Vacina de Oxford colocada em quarentena. Um voluntário teve efeitos adversos graves e pararam o estudo pra avaliar se foi a vacina. É normal acontecer em testes clínicos, mas vista a urgência, essa notícia vai abalar os noticiários hoje e amanhã statnews.com/2020/09/08/ast… Pararam a aplicação de novas doses*. É comum em fase 3, com tanta gente envolvida, alguém apresentar um efeito grave. Precisamos estudar as razões, mas nem divulgaram qual foi o efeito ainda. Atualizações eu coloco nesse fio.
Sep 4, 2020 6 tweets 3 min read
Tentei impulsionar uma publicação no Instagram do @olaciencia falando que "tomar vacina não é uma decisão individual" e divulgando a ciência por trás das vacinas e da imunidade coletiva.

Resultado: NEGADO porque explora temas sociais e políticos CONTROVERSOS Image Agora, ME EXPLICA: o que de CONTROVERSO tem em divulgar ciência com base em EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS? Até pra divulgar conteúdo sério, nem pagando! Parabéns Brasil, parabéns eleitores e parabéns @facebookbrasil
Jul 3, 2020 6 tweets 2 min read
Nessa semana, o Alexandre Garcia fez uma live em que participaram médicos que defendem o uso da ivermectina, cloroquina e azitromicina para tratar COVID. Eles apresentaram várias evidências, nós analisamos uma a uma e fizemos um vídeo resposta As evidências apresentadas pelos médicos não passam de meras observações mal planejadas. P. ex.: um deles deu ivermectina para 290 pessoas em um quarteirão e comparou com os quarteirões do lado, em que ninguém recebeu a substância. No quarteirão onde tomaram ivermectina...
Jul 3, 2020 4 tweets 2 min read
Otávio, excelente trabalho! Thread mostrando como as medidas de fechamento mais intenso que BH tomou no dia 18 de março suprimiram o avanço da COVID-19 na capital. Há uma maneira de fazer uma correlação do avanço da curva com o nível de isolamento social da cidade + O isolamento foi máximo na semana do dia 22/03 e atingiu 48,43% caindo progressivamente. A reabertura gradual do comércio não parece ter tido efeito direto nos níveis de isolamento, pois a taxa de queda se manteve. Ele já era baixo, o que fez a curva de casos subir. Image
Jun 25, 2020 8 tweets 3 min read
Há problemas graves na narrativa dessa reportagem que induzem o leitor ao erro. A reportagem afirma que 70% das causas de mortes por SRAG em Minas não têm causa definida e secretaria admite falha em testes. Mas não é bem assim. g1.globo.com/google/amp/mg/… Das 2220 mortes, eles afirmam que 1570 ficou sem diagnóstico. O problema é que esse trecho dá a entender que elas não foram testadas, quando, na verdade, todos os óbitos (ou pelo menos, mais de 90% de acordo com dados do SIVEP-Gripe) foram e deram negativo.e Image