Tainá de Paula Profile picture
A vereadora mais votada do Rio, arquiteta, urbanista e secretária de Meio Ambiente e Clima da capital. 🌱

Mar 18, 2020, 8 tweets

O presidente @jairbolsonaro, em coletiva de imprensa sobre as ações do governo para lidar com o #COVID2019, não apresenta políticas públicas nacionais para proteger as populações mais vulneráveis e, de quebra, dá um péssimo exemplo de conduta sanitária em um momento de pandemia.

Agora, o Ministro da Saúde @lhmandetta contraria indicação da Organização Mundial da Saúde @WHO sobre testagem ampliada de pacientes com suspeita de #COVID2019. Por que não fala em garantir financiamento para a produção em larga escala do kit desenvolvido pela @fiocruz?

O presidente continua com um discurso de minimizar a pandemia de #coronavirusnobrasil, indo na direção contrária de líderes de todo o mundo e de seu próprio ministro da saúde. Ainda, convoca manifestações e diz que não convocou, e ataca novamente a jornalista @veramagalhaes

O desprezo de @jairbolsonaro à CIÊNCIA segue firme e forte. Reproduz o achismo de que em um país "tropical, mais quente como o nosso" o #coronavirus não se propaga tanto - o que inúmeros cientistas já afirmaram não ser possível assumir.

Ainda, diz que o caso do Brasil "não é tão grave quanto o da Itália". Os números da expansão dos dias iniciais da doença mostram que devemos levar a #pandemia mais a sério do que o presidente.

Ao fim, Paulo Guedes afirma que o Brasil deveria transformar um momento de medo e apreensão em um de aceleração das reformas, para garantir um futuro para o país. Com isso, ignora que as reformas iniciadas por Temer e aceleradas por ele e por Bolsonaro aumentaram a informalidade+

São trabalhadoras/es informais e do setor de serviços, pessoas desempregadas e pessoas de periferias que estão mais vulneráveis às consequências econômicas do processo de isolamento da população - e mais vulneráveis à infecção pelo vírus, pois não podem parar de trabalhar

A agenda econômica de Bolsonaro e Guedes vai continuar colocando vidas em risco. A coletiva que deveria tranquilizar a população, apresentando medidas como renda básica universal (e tantas outras), foi usada como palanque político para a continuidade do neoliberalismo assassino.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling