Post de um pesquisador belga anunciado como estudo viralizou e virou notícia no mundo, com recomendações sobre distâncias “seguras” para corredores ao ar livre em tempos de #COVID2019 . Só que a “pesquisa” é, na vdd, uma simulação de computador (+)
Os autores não são virologistas e o trabalho não passou pelas revisões padrões da ciência (peer review). Ou seja: as recomendações não são válidas. O @g1 publicou e chamou de estudo g1.globo.com/bemestar/coron…
Mas vejam o que diz um epidemiologista de @Harvard , chamado William Hanage, em esta reportagem da @VICE (destaco uma fala dele a seguir): vice.com/amp/en_us/arti…
“No lado da epidemiologia - onde estão as gotículas é muito menos relevante do que a quantidade de transmissão que ocorre por essa rota. O conselho sobre o distanciamento físico é realmente sobre * reduzir * o risco de transmissão, em vez de eliminá-lo completamente"
Sobre a tal carga viral, o @ConversationUK publicou um excelente artigo. Ainda há muitas perguntas sem resposta sobre o #coronavirus , mas nossa ansiedade parece estar atropelando as balizas que fazem da ciência e do jornalismo rotas seguras theconversation.com/coronavirus-do…
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
