Pinacoteca Profile picture
Museu de arte brasileira em diálogo com as culturas do mundo.

Apr 26, 2020, 10 tweets

O que uma garrafa de refrigerante retornável e uma cédula de dinheiro têm em comum? Ambos possuem grande poder de alcance, são projetados para passar entre muitas mãos propagando certos conteúdos e valores.

Cildo Meireles, autor da obra apresentada no #pinadecasa de hoje, identificou esses dois objetos como “circuitos ideológicos”, responsáveis por tornar cotidiano o exercício de poder de algumas poucas pessoas sobre toda a sociedade.

Para comentar esses mecanismos de dominação do imaginário coletivo e demonstrar estratégias simples de subvertê-los, o artista realizou um conjunto de “inserções”. O gesto consistia em acrescentar mensagens poéticas ou de denúncia nesses objetos e devolvê-los à circulação, (...)

ou seja, parasitá-los com conteúdos considerados proibidos ou muitas vezes contrários aos discursos oficiais. Em “Projeto Coca-cola”, que inaugurou essa série em 1970, Cildo usou técnicas de silk-screen e decalque para marcar o vidro, por exemplo, (...)

com a receita de um coquetel molotov ou com a frase “Yankees, go home!”. Neste último caso, fazia uma crítica expressa ao imperialismo estadunidente, de que a Coca-cola certamente pode ser tomada como emblema.

Tratava-se do período mais duro da ditadura civil-militar brasileira. Para sustentar um posicionamento político e evitar a censura, uma geração de artistas ainda muito jovens experimentou diversificar os espaços e as linguagens de seus trabalhos.

Disseminadas nas trocas monetárias e comerciais, as “Inserções em circuitos...” procuravam brechas para artistas e qualquer pessoa que quisesse seguir suas instruções intervirem criticamente no cotidiano.

Por serem anônimas e efêmeras, essas propostas se tornaram difíceis de controlar.

E hoje, quais seriam outras brechas possíveis na sua opinião?

Cildo Meireles (Rio de Janeiro - 1948)
Inserções em circuitos ideológicos: Projeto Coca-Cola (1970)
Coleção Roger Wright, em Comodato com a Pinacoteca de São Paulo.

#pinadecasa #culturaemcasa #museumfromhome #pinacotecasp

Confira a imagem completa da obra:

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling