As escolas de samba são fruto da negritude! Vidas negras importam! Salve a cultura negra! Segue o fio! #blackoutuesday #VidasNegrasImportam #salveaculturanegra
É óbvio mas não custa lembrar, as escolas de samba são o maior produto dos empreendimentos coletivos dos povos afro-brasileiros. A história do povo negro reflete no carnaval e vice-versa, já produzimos muito conteúdo a respeito. Relembre alguns deles com a gente!
Uma panorama dos chamados "enredos afros" ao longo das décadas do carnaval:
carnavalize.com/2016/07/coluna…
Poucas escolas são ligadas tanto quanto a Negritude como o @Salgueiroficial, relembre cinco vezes que a Academia do Samba trouxe fortes enredos africanos.
carnavalize.com/2017/11/5x-sal…
Foi pela mão de artistas acadêmicos que o Salgueiro revolucionou o carnaval na década de 1960, em meio a um processo de massificação dos desfiles, Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues trouxeram enredos engajados e uma estética revolucionária.
carnavalize.com/2017/04/dossie…
Em 1963, o pioneirismo do Salgueiro trouxe o debate de figuras negras esquecidas com o primeiro enredo sobre uma mulher negra da história: Xica da Silva. Foi um espetáculo revolucionário, com coreografia de Mercedes Baptista e o brilho de Isabel Valença.
carnavalize.com/2016/09/carnav…
E em São Paulo? Antes da dita Revolução Salgueirense, você sabia que a Nenê de Vila Matilde foi pioneira no carnaval brasileiro a trazer enredos verdadeiramente negros? Saiba mais:
carnavalize.com/2016/12/dossie…
Ainda na Terra da Garoa, outra escola fortemente identificada com a negritude é o Vai Vai, não à toa sua bateria foi batizada com a alcunha de "pegada de macaco". Saiba mais sobre a história da preto e branco da Saracura:
carnavalize.com/2018/08/minhai…
Assim, como os enredos negros demoraram a aparecer. A presença das divindades do panteão afro-brasileiro apareceram tardiamente no universo das agremiações. A primeira e a mais citada delas foi Iemanjá. Saiba mais:
carnavalize.com/2018/02/odoia-…
Felizmente, com o passar do ano as portas dos terreiros foram abertas e enredos sobre orixás viraram muito recorrentes no universo carnavalesco. Relembre alguns deles:
carnavalize.com/2018/05/seriee…
Uma outra vertente dos sambas-afros foram as obras que relembraram os horrores da escravidão brasileira. A falsa abolição que nunca chegou já foi questionada em várias ocasiões, relembre:
carnavalize.com/2017/05/sera-q…
É bem verdade que esses chamados sambas-afros estão na lista dos mais belos e lembrados da discografia das escolas de samba. Mas alguns não ficaram tão famosos apesar de sua beleza, relembre alguns:
carnavalize.com/2017/07/7x1-ca…
Vamos relembrar algumas figuras negras fundamentais da história do carnaval? Pra começar, não podemos esquecer Paulo da Portela, um dos maiores intelectuais do século XX! Graças a ele, o samba cresceu e fez escola. Saiba mais sobre o fundador da Portela:
carnavalize.com/2018/01/carnav…
Falando em pioneirismo, Dona Ivone Lara foi a primeira compositora mulher de samba-enredo de uma escola grande. Sua trajetória de luta foi fundamental para nosso samba:
carnavalize.com/2018/04/dona-i…
Lembrando outra diva, Dona Dodô foi uma grandes damas da história do carnaval, porta-bandeira pioneira e com recorde de atuação por mais de trinta anos na Portela. Recentemente, completou-se 100 anos do nascimento dessa baluarte. Saiba mais:
carnavalize.com/2020/01/100-an…
Salve Jamelão! Na lista de grandes vozes do carnaval, também não faltam negros que se consagraram como grandes intérpretes da nossa festa!
carnavalize.com/2018/10/series…
Essa batuque é negro! Confira sobre grandes mestres de baterias das escolas, como Mestre Marçal, André, Jorjão e Louro. Saiba mais:
carnavalize.com/2016/09/carnav…
É samba que corre nas veias! Grandes passistas que disseram no pé, relembre grandes dançarinos da nossa festa:
carnavalize.com/2017/04/carnav…
Ser carnavalesco é coisa de branco? Desde a Revolução Salgueirense parece que sim, os acadêmicos tomaram a liderança artísticas das escolas. Um poucos grandes artistas não brancos da festa foi Fernando Pinto, um tropicalista nato:
carnavalize.com/2017/01/10-vez…
Mais recentemente, uma das únicas vozes negras nos artistas visuais das escolas é João Vitor Araújo, confira essa entrevista que fizemos com ele sobre seu processo criativo!
carnavalize.com/2019/01/proces…
Para terminar, fica uma indicação fundamental! O @quilombosamba reúne apenas pesquisadores pretos sobre a cultura do samba e fala da importância do debate racial pra nossa festa, produzindo podcasts e vídeos! Sigam ele em todas as redes sociais! Aquilombe-se!
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
