Carnavalize Profile picture
Somos apaixonados por carnaval. E se você tá aqui... Sabemos que também é. Então vem com a gente e #CarnavalizeConosco!
Jan 9 19 tweets 5 min read
RESPEITO ÀS ESCOLAS DE SAMBA!

Nos últimos dias, o debate quanto ao cancelamento/adiamento do Carnaval do Rio de Janeiro voltou à tona após o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, anunciar o cancelamento do carnaval de rua da cidade. (+) Apesar da garantia dos desfiles na Sapucaí como evento fechado, tal posição coloca em xeque uma das maiores manifestações culturais do país, afetando diretamente a economia de muitas famílias. (+)
Jan 8 14 tweets 6 min read
Hoje não é feriado, mas bem que poderia ser, já que é aniversário da Deusa do nosso carnaval!

Nossa grande mestra Rosa Magalhães completa 75 anos de vida e a marca de 50 deles dedicados para a folia brasileira. 🧶 Rosa é filha de nomes importantes da nossa cultura. Seu pai, Raimundo Magalhães Júnior, foi membro da Academia Brasileira de Letras e jurado do primeiro concurso de escolas de samba.. Já sua mãe, Lúcia Benedetti, foi pioneira no teatro infantil.
Jan 7 4 tweets 2 min read
7 de janeiro | Dia do Leitor

Você já é um leitor do Selo Carnavalize? Conheça nossos títulos!

O Selo Carnavalize é uma editora independente com foco na produção literária voltada à temática carnavalesca. O projeto nasceu para resgatar a história do carnaval e das escolas de samba, através das redes sociais, exposições e, agora também, livros. Somos o primeiro selo do país dedicado exclusivamente a nossa maior festa.
Sep 28, 2021 29 tweets 8 min read
GUIA DAS FINAIS DE SAMBA ENREDO DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL DO RIO DE JANEIRO.

Fique ligado e #CarnavalizeConsco 👇 As 12 escolas do Grupo Especial do carnaval carioca iniciarão amanhã (28/09) as gravações das finais de seus sambas enredos para o carnaval de 2022 e, consequentemente, o anuncio dos mesmos.
Sep 25, 2021 6 tweets 3 min read
PREPARE O SEU CORAÇÃO QUE NA PRÓXIMA SEMANA TEM MUITA EMOÇÃO!

Com a gravação da TV Globo se aproximando, as escolas de samba começaram a mobilização para anunciarem seus sambas nas próximas semanas. Se liga! ⬇️ #CarnavalizeConosco Image MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL 💚🤍

A verde e branco de Padre Miguel que tem sua gravação com a TV Globo prevista para às 18h do dia 28/09, promete anunciar o samba campeão ainda na terça-feira em live no youtube. Image
Jul 30, 2021 12 tweets 5 min read
Você conhece a influência de artistas afro-brasileiros no carnaval?

Conheça alguns diálogos entre a visualidade das escolas de samba e arte afro-brasileira em alguns desfiles. No carnaval, estampas geométricas são sinônimos de estética africana. Foi a Revolução Salgueirense a responsável por estabelecer esse imaginário. Baseados em tribos africanas e numa estética moderna, os figurinos de Pamplona e Arlindo estabeleceram um novo padrão a ser seguido.
Jul 29, 2021 4 tweets 3 min read
Quando a alegoria da escola do meu amigo trava na curva e eu tento acalmar ele.
#CarnavalizeConosco #Tokyo2020 Minha escola vai entrar na Avenida e esse é o apoio do meu amigo:

#CarnavalizeConosco #Tokyo2020
Jul 28, 2021 12 tweets 5 min read
Quais são os grandes "enredos afros" do carnaval?

Dos pioneiros temas da Revolução Salgueirense até o canto livre de Angola, separamos desfiles de três agremiações que sempre souberam evocar a força da cultura negra. Image Você sabe o que são enredos “afros”?

Essa denominação genérica trata dos temas que mergulham nas raízes das escolas, focando suas narrativas e sua estética na cultura africana e sua mitologia, seja através das religiões afro-brasileiras ou por meio de personagens negros.
Apr 15, 2021 12 tweets 4 min read
RESENHANDO QUESITOS: Bateria

Sempre se diz que mais difícil que chegar ao topo, é permanecer lá. E se existe um grupo que sabe bem disso é a Bateria Invocada da Grande Rio. No ano de 2020, a bateria sob o comando do Mestre Fafá, foi para a avenida com o objetivo muito claro: (+) Ajudar a sua escola na briga pelo título tão sonhado de campeã do Carnaval. Mas os ritmistas de Duque de Caxias possuíam uma tarefa a mais: defender o atual prêmio do Estandarte de Ouro e o gabarito nas notas alcançados no ano anterior.
Apr 15, 2021 4 tweets 3 min read
"Salve o manto azul e branco da Portela"

Tem coleção nova nos nossos quadrinhos personalizados! Comemorando os 98 da Portela, celebrados no último domingo, selecionamos vários desfiles marcantes da Águia que vão poder decorar a sua casa! Agora você pode adquirir imagens históricas para matar a saudade da folia. São várias opções de fotos que já vão com moldura e impressão em tamanho A4.

carnavalize.lojaintegrada.com.br/quadros-da-por…
Apr 13, 2021 12 tweets 5 min read
Salve Dona Ivone Lara!

Dia 13 de abril - 99 anos de Dona Ivone Lara e dia da mulher sambista.

Esse ano começamos a comemorar os 100 anos de uma das maiores artistas brasileiras. 🧶 Image Nascida em 1922, mas com seu registro alterado para ser um ano mais velha, a confusão de um ano de diferença é devido a registro falso da cantora para que ela pudesse entrar no internato onde estudou.
Sep 26, 2020 13 tweets 5 min read
Hoje, comemora-se o nascimento de uma das figuras mais importantes da cultura brasileira: Fernando Pamplona. Responsável por uma série de transformações nas escolas de samba e pela glorificada "Revolução Salgueirense", o Mestre completaria 94 anos de vida. Segue o 🧶! Além do papel embrionário de carnavalesco, revolucionário e professor genial, a forte personalidade impulsionou e garantiu o cargo de comentarista na TV Manchete. As opiniões e o amor pela folia renderam cenas imortais que o @Carnavalize traz para celebrar a vida do grande mestre
Sep 17, 2020 4 tweets 3 min read
ESCOLAS DE SAMBA - ESTÉTICA EM DESFILE

Rosa Magalhães é das maiores artistas visuais brasileiras. Por meio de suas narrativas, ela fez jus a alcunha de professora ao dar tantas aulas na Avenida.

A ilustração foi feita pelo incrível carnavalesco Jorge Silveira. Image Rosa está sendo homenageada por seus 50 anos de atuação na folia brasileira. Na terça, lançamos o ensaio "5x que Rosa deu a volta no patrocínio" no nosso canal no Youtube. Confiram!
Sep 17, 2020 9 tweets 3 min read
ENFEITEM SEUS CORAÇÕES DE CONFETES E SERPENTINAS QUE HOJE TEREMOS HOMENAGEM A ESSA GIGANTE DA FOLIA!

O Carnavalize realizará hoje (17/09) às 20h30 em nosso canal do YouTube mais uma mesa virtual, dessa vez, com o tema: “ROSA MAGALHÃES: O LEGADO EM 50 ANOS DE AVENIDA”. Image A mediação ficará por conta do prata da casa, nosso editor, @LeoAntan. Image
Sep 15, 2020 15 tweets 5 min read
Arlindo da Cruz Filho nasceu em 1958. É filho do músico Arlindão, quem teve no subúrbio carioca uma das principais rodas de samba do Rio: o famoso PAGODE DO ARLINDO. O filho deu sequência ao reduto do pai por anos, lá no bairro de Cascadura. Arlindo substituiu o pai como cavaquinista do lendário Antônio Candeia logo no início de sua carreira. Foi nessa fase que se deu sua grande formação como bamba, quando foi atravessado pela obra de Pixinguinha, Ataulfo, Gerado Pereira e outros mestres.
Sep 13, 2020 4 tweets 1 min read
Salve a professora!

Não é que a gente gostou disso de live!?
Vem aí mais uma mesa virtual em no nosso canal do Youtube! Convidamos um time pra lá de especial para debater o legado de Rosa Magalhães no carnaval, que comemora 50 anos de avenida. Image A medição fica, como sempre, por conta da casa: Leonardo Antan. Nosso editor comanda uma seleção de desfiles dessa fantástica artista pros comentários, análises e, a melhor parte, as “fofocas” dos bastidores por trás dos paetês, plumas e fuês.
Sep 8, 2020 9 tweets 4 min read
TEM CARNAVALIZE NA CAJU! Nosso editor @LeoAntan , mestre em Artes, ministrará ao lado da crítica de arte e curadora da Revista Caju, @DanielaName, o curso:

“ESCOLA DE SAMBA: ESTÉTICA EM DESFILE - VISUALIDADE E CONCEITO NA CRIAÇÃO DOS CARNAVALESCOS”. Image O curso propõe uma discussão sobre grande artistas da história do carnaval carioca. Reconhecendo os desfiles das escolas de samba como um campo autônomo e fundamental da História da Arte brasileira, os encontros vão traçar uma rede de referências, narrativas e apontamentos +
Sep 7, 2020 4 tweets 3 min read
No dia 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro gritou:

#CarnavalizeConosco

📽: Leme Filmes Nos chegam, neste momento, informações de arquivo que comprovam que, no dia 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro gritou:

#CarnavalizeConosco

📽: Marco Maciel
Sep 7, 2020 6 tweets 2 min read
É com a belíssima ilustração de Jorge Silveira que encerramos a #SemanaOswaldoJardim. Ao longo dos dias, passeamos por seu estilo, personalidade e obras inesquecíveis, nas quais, sem exceção, imprimiu sua característica da melhor forma em cada uma das agremiações que trabalhou. Image Para o desenvolvimento dessa semana comemorativa foi de suma importância a participação de grandes artistas que por meio de seus traços deram vida à memória de Oswaldo Jardim e mostraram que a influência criativa do carnavalesco ainda pulsa pela folia.
Sep 7, 2020 4 tweets 2 min read
"Vamos vibrar meu povão (é gol, é gol)
A rede vai balançar, vai balançar
Sou Vasco da Gama, meu bem
Campeão de terra e mar"

Após dois carnavais na Mangueira, Oswaldo Jardim retornou à Unidos da Tijuca para desenvolver o enredo que homenageava o centenário do clube Vasco da Gama. Image A narrativa partiu pela história do navegador português e desembarcou no gramados do time que carrega a Cruz de Malta. O tom descontraído do carnavalesco e as típicas esculturas revestidas de espuma não faltaram. Image
Sep 5, 2020 4 tweets 2 min read
"Mangueira o santuário da esperança
O olimpo é verde e rosa
É o esporte na cultura da criança"

Em 97, a morada dos deuses gregos se pintou de verde e rosa nas tintas mágicas de Oswaldo Jardim. Um desfile com a forte garra mangueirense!

Fotos: Wigder Frota ImageImage Ao contar a história dos jogos olímpicos e preparar o terreno para o lançamento do RJ como sede das competições, o artista soube combinar com brilhantismo as cores do pavilhão mangueirense com tons terrosos e fortes para evocar a Grécia.

Fotos: O Globo ImageImage