Um artigo publicado na @NEJM alerta para o perigo da falsa sensação de que tá tudo bem quando um teste de PCR dá negativo. Um valor provável de sensibilidade hoje está na casa dos 70%. Significa que 30 de cada 100 pessoas negativas, vão se sentir seguras, quando não estão.
O mesmo artigo cita outros trabalhos que demonstraram sensibilidade na casa dos 40%, provavelmente por problemas nas coletas (acertar o local de maior carga viral é difícil)
Como não temos um teste padrão com alta sensibilidade e especificidade para SARS-COV-2, a validação da maioria dos testes está sendo feita com controles positivos (amostras em que se sabe que possuem o vírus) e isso pode estar falsamente elevando a sensibilidade declarada
Isso porque se você já sabe que vai dar positivo em uma amostra controle, você testa apenas a sua sensibilidade analítica, ou seja, a capacidade de seu teste "pegar" o vírus que está ali em grandes concentrações
Em amostras clínicas, o buraco é mais embaixo, porque você não sabe quem está infectado e precisa ser um mestre na coleta pra pegar o material corretamente. Portanto, podemos estar perdendo muitos casos.
O artigo fala ainda da importância da máscara e do distanciamento social para evitar a exposição ao vírus e diminuir a probabilidade de resultados negativos serem, na verdade, positivos. Quanto mais vc sai, mais chances tem de pegar e de ser um falso-negativo.
Recomendo a leitura. É bem técnico, até para traduzir isso pra vocês foi difícil. Mas vale a pena. nejm.org/doi/full/10.10…
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
