Entrevista do @LRobertoBarroso traz importantes reflexões. Minha principal questão em relação as suas posições é o quanto ele minimiza os abusos legais realizados na Lava-Jato. Reconhecer o tamanho da corrupção que ela desbaratou não obriga a se relativizar seus erros. #RodaViva
Podemos avaliar a magnitude do que foi descoberto, seu pioneirismo em expor algo há tanto feito e naturalizado. E também se pode achar grave as condutas do juiz e MP. Não gostaria de ser julgado por juiz em conluio com acusação. Além disso, há efeitos políticos e econômicos dela.
A Lava-Jato chegou a atores muito protegidos, como grandes empresários, que faziam cartéis desde a ditadura. Nos depoimentos ficava evidente que eles mesmos se surpreendiam pelas razões que estavam sendo condenados, tão natural era financiar campanhas e pagar propina a agentes.
Conseguiu identificar esquemas em que a repartição de nichos de poder ocorria para fins de arrecadação dos partidos e de benefício próprio. Se pegarmos todos condenados há um amplo leque de partidos e de empresas envolvidas. Isso desnudou a forma do financiamento de campanha.
Dito isso, a forma como os protagonistas da LavaJato foram conduzindo as operações, no calor dos acontecimentos, foi se politizando. A espetacularização do processo penal e orgânicas relações com parte da imprensa para vazamentos se tornaram norma. Os efeitos políticos vem daí.
Desejo ou não dos atores que a conduziam, a operação resultou em certa criminalização da política. O alvo mais atingido foi o PT, sem dúvida. Quando se delimita para os casos envolvendo Lula é que os abusos legais ficam mais flagrantes, vazamentos, conduções e conluio são fatos.
No atropelo dos atos descortinados posteriormente, juiz e procuradores colocaram as convicções acima da lei e do devido processo legal. Os efeitos políticos desaguam em Bolsonaro sim e em uma canalização do "ódio a corrupção" desproporcional, cria-se um estigma quase exclusivo.
Os efeitos econômicos também são oriundos da forma como se conduziu os processos. Empreiteiros pegos cometendo corrupção não foram punidos sozinhos. Cnpjtas foram punidos e aqueles tinha milhares de empregados. Cadeias produtivas sofreram um baque violento e a LavaJato tem a ver.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
