Lucas Zanandrez 🔬 Profile picture
Biomedical Scientist | Creator Economy | Creative Director @olaciencia 🎬 Opinions my own #SciComm #CreatorEconomy

Jun 24, 2020, 13 tweets

Se parece com a COVID, mas não se espalha como COVID. Ataca todos os estados, incluindo aqueles que estão fazendo testes. Essa SRAG não é COVID e eu volto a explicar o porquê, desta vez com dados, mostrando a má interpretação dos jornalistas

A SRAG não cresce como uma epidemia. Após o aumento abrupto nas semanas 11 e 12, fruto de mudanças nas diretrizes de notificação de síndromes respiratórias que agora passaram a ser suspeitas de covid e precisavam ser notificadas, a SRAG se mantém estável em MG.

A queda de SRAG no gráfico anterior se deve a atraso em testes, pela baixa testagem de MG, o que realmente é um problema. Mas mesmo em SP, a SRAG também estabiliza, diferente do que aconteceria se ela fosse COVID mal diagnosticada. E SP faz muito teste hein!

Ok. Mas se MG faz pouco teste... quem me garante que as amostras foram colhidas e testadas? Dados do SIVEP-Gripe. 92% foram testados. Os 8% não foram colhidos ou a amostra foi rejeitada por coleta fora do periodo ideal ou oq "estragou" antes de chegar ao laboratório.

Ah! "Mas essas amostras estão sendo colhidas fora do período ideal!" Não estão não. A grande maioria é colhida entre o 3° e o 7° dia após o inicio dos sintomas ou antes do 10°, o que pro PCR é um período aceitável, apesar da queda de sensibilidade fora do período ideal.

Poxa, mas esse teste de PCR pode falhar, mesmo colhido no tempo certo. Sim, por isso olhei também o quadro clínico e o tempo que quem morreu por SRAG e COVID demorou pra morrer. Quem morre de SRAG morre muito mais cedo, indicando uma doença mais grave que a COVID.

A curva de quem morre por COVID confirmada mostra que essas pessoas morrem mais a partir do 6° dia de sintomas, o que condiz com o quadro de COVID, enquanto quem morre por SRAG tá chegando com um quadro tão grave que morre com 3 dias ou menos, na média.

Mas o que são as SRAGs então??? Pois é. Avaliei as fichas e são Câncer de pulmão, infarto, septicemia, infecção urinária, AVC, DPOC... todas condições que levam à SRAG e devido às mudanças nas diretrizes, precisam agora ser notificadas.

Por essa razão, concluo que está havendo uma má interpretação do aumento de SRAGs, que infelizmente está jogando a opinião pública contra o governo, que estaria "escondendo" casos. Se alguma coisa a @SaudeMG precusa melhorar são de fato, os números de testes, q estao uma vergonha

Sobre óbitos. Como explicar o excesso? COVID subnotificada. Essas COVID não estão sendo notificadas porque não foram detectadas pelo sistema de saúde por falta de testes. Não porque o governo está deliberadamente jogando isso pra SRAG.

Falei disso incansavelmente nas lives do @olaciencia e por não ter alcançado quase ninguém pq o canal é pequeno, eu resolvi fazer um vídeo que com certeza vai ter mais alcance. Então sigam e se inscrevam lá, o vídeo sai amanhã cedo: youtube.com/olacienciabr

E saiu o vídeo, como prometido. Nem toda Síndrome Respiratória (SRAG) é COVID mal diagnosticada:

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling