1. Começou a circular na internet uma história de que a Wayfair, um site de móveis grande aqui nos EUA, vende crianças desaparecidas, o #wayfairgate.
2. A "evidência" da acusação são os preços astronômicos de alguns produtos e seus nomes compatíveis com crianças desaparecidas.
3. Não dá para emitir juízos definitivos, afinal existem comprovamente redes de sexo infantil envolvendo poderosos nos EUA.
4. Mas, via de regra, creio que, principalmente jornalistas, devemos seguir o chamado Padrão Sagan: "grandes acusações exigem grandes evidências".
5. E até agora, a acusação é extraordinária e a evidência é... Uma bosta.
6. O comércio online (onde uma das minhas empresas atua) é cheio de preços estratosféricos por diversos motivos diferentes que não envolvem tráfico sexual. Principalmente os chamados "marketplaces".
7. A "acusação" surgiu, é claro, no Reddit e é anônima. A Wayfair já emitiu um comunicado negando.
8. Para um pai de 2 filhas pequenas, este assunto é ainda mais sensível. Não consigo imaginar a dor dos pais. Meu respeito e cuidado são, portanto, redobrados. Não dá para brincar.
9. Apenas para efeito ilustrativo, para o leitor se situar sobre o assunto, segue uma reportagem a respeito:
google.com/amp/s/www.foxb…
OBS: Farei outra thread (ou vídeo) com uma explicação óbvia, alternativa e bem mais simples para os que não estão acostumados com o funcionamento de marketplaces.
Em resumo: Não é nada muito intrigante. Qualquer um pode listar um item qualquer num market place e fazer isso sistematicamente. Depois basta criar uma thread no Reddit e pronto. Um monte de gente que adora conspiração e não entende de e-commerce fica intrigado e compartilha.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
