1. Teve lição importante hj nos resultados da GM pro 2o tri. Segue o fio 👇🏼
A GM teve um consumo de caixa grande: $9bi, ou 25% do valor da Cia em bolsa. Dado as circunstancias, isso era esperado, devido a uma condição natural do negócio de montadora: o capital de giro negativo.
2. Montadoras são conhecidas por "espremer o fornecedor". Elas negociam prazos longos de pagamento, tão longos que superam o prazo de recebimento de recebíveis e de liquidação de estoque. Com isso, a empresa "se financia" com seus fornecedores em mercados de alta.
3. Isso permite a GM ganhar ainda mais $$ por carro do que somente o "lucro" gerado com cada carro vendido. Mas se é bom na alta, é muito ruim na queda. Qdo as vendas caem igual caíram no 2T, a GM perde mais que o "lucro cessante".
4. Ela consome também capital ao quitar fornecedores mais rapidamente que recolhe outros recebíveis. Isso é condição raríssima no mundo dos negócios, mas vale para montadoras. Explica a dificuldade colossal sofrida pela GM e Chrysler em 2009.
5. A boa notícia, é que esse efeito deve ser totalmente revertido na saída da pandemia. A grande maioria das plantas da GM já estão operando em 3 turnos, e é consenso na industria que há demanda reprimida, não atendida nos últimos meses devido ao "factory freeze" que ocorreu.
6. Veja na imagem abaixo, que esse efeito de "suppliers" (fornecedores) explica grande parte dos 9bi de caixa consumidos. A CFO da Cia disse em conferencia hj que todo o -9bi será recuperado no cenário base deles de recuperação para o resto do ano.
7. Ultimo ponto: imaginem que as vendas não recuperem. A partir do próximo trimestre, a GM consumiria outros -9bi? A resposta é não! Efeitos de K de giro só ocorrem qdo a empresa cresce ou decresce. Ficando estável de um período para o outro não libera ou consome K de giro.
8. 2020 não é 2009: A GM se mostrou resiliente a um desafio de K de giro (por queda de demanda) que acabaria com muita empresa. Lição aprendida pela GM em 2009 e assim provado nos resultados de hoje.
9. Em cenários normalizados, ainda seria uma empresa que gera ~15-20% do seu valor em caixa por ano: um value stock clássico!
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
