Paulo Lotufo Profile picture
Professor of Medicine, University of Sao Paulo; Internist &Epidemiologist, Babyboomer; Palmeiras/Red-Sox/Pats/Celtics/ Bruins/Osasco fan, and Anti-Fascist.

Aug 8, 2020, 5 tweets

A história do caso número 1 revela muita coisa.

SÃO PAULO- No dia 11 de março, por volta das 4h, a diarista Rosana Aparecida Urbano, 57 anos, saiu de casa em uma das regiões mais pobres de São Paulo e percorreu 25 km para ver a mãe, Gertrudes, internada com pneumonia no Hospital do Tatuapé, um dos principais da Zona Leste

Ao receber a notícia de que a mãe, de 86 anos, estava intubada, Rosana passou mal. Diabética e hipertensa, acabou internada no mesmo local. Morreu às 19h15m da noite seguinte, 2 de março, após uma parada cardiorrespiratória. Rosana foi a primeira vítima do coronavírus no Brasil.

Gertrudes morreu 3 dias depois de Rosana.O diagnóstico de Covid-19 também demorou a sair. Elas não foram as únicas da família abatidas pela doença. Em um prazo de 40 dias, partiram também Emerson,irmão de Rosana, e Rose, irmã. Julio, o pai de Rosana, morreu de tristeza",diz Thaís

Nesse período,a família continuou convivendo sem saber dos riscos. No prédio de Rosana, situado em uma rua pacata em Cidade Tiradentes, os moradores ficaram surpresos ao serem informados nesta semana pela reportagem de que a vizinha havia morrido por causa do novo coronavírus.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling