Embora o setor de serviços tenha começado a se recuperar, ainda segue muito mais fraco do que o varejo, onde as vendas já estão próximas dos níveis pré-crise.
Não é difícil imaginar por que: 👇
2)O setor de serviços é naturalmente o mais afetado pelo isolamento social. Em linha com a evolução da doença, a volta a "normalidade" tem sido mais lenta aqui no Brasil. Em contraste, a forte queda das mortes/casos na Europa tem levado a rápida recuperação da mobilidade por lá.
3)Nos EUA, a mobilidade parou de subir puxada por estados que tiveram que voltar atrás na abertura: Flórida, Texas, Califórnia e Arizona.
4)Comparando com outros países emergentes, nossas taxas de mobilidade até que não estão tão baixas assim. A América Latina tem sido a região com maior dificuldade em vencer a doença e sair da quarentena:
5)Portanto, os serviços devem continuar sendo o "patinho feio" da recuperação no curto prazo. Podem trazer alguma surpresa de baixa no PIB do 2º tri (serviços é a parte da economia com menos dados de qualidade p/ acompanhar) e atrapalhar o crescimento no 3ºtri.
6)Não custa lembrar que os mercados olham pra frente, e não pelo retrovisor. A experiência da Europa é animadora em sugerir que quando as mortes caem, as pessoas voltam a vida normal rapidamente. Resta as mortes começarem finalmente a cair por aqui. 🙏
7)Para os curiosos, segue abaixo um mapa de calor com a evolução da mobilidade social no mundo:
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
