Um trabalho realizado pelos pesquisadores Barbara Scholz-Böttchera, Arie Nissenbaumb e Jürgen Rullkötter se propôs a analisar um pote do século 18 que tem o termo "mumia" escrito. O nome sugere que em seu interior está um antigo medicamento o qual chamamos de "pó de múmia". +
O pó de múmia era uma panacéia vendida em antigos boticários, cujos vendedores prometiam que ela era capaz de curar vários males que iam de dor de cabeça até impotência. E antes que você se anime para ir atrás de um pó de múmia tenho duas péssimas notícias para você:
+
1 - Não funcionava! Embora fossem indicadas por alguns médicos, outros médicos e cientistas acusavam os vendedores do pó de charlatanismo;
+
2 - Esse pó era, na maioria das vezes, feito de fato de múmia... Mais especificamente múmia humana.
E escrevi "na maioria das vezes" porque como durante o século 13 ocorreu uma grande busca por esse "medicamento", algumas falsificações foram feitas.
+
E por isso que a Barbara, Arie e Jürgen foram procurar saber o que tem dentro de um dos potes de pó de múmia que está atualmente no Deutsches Apotheken-Museum.
+
Após exames eles descobriram que o pó que está lá dentro contém fibras de madeira de coníferas, uma mistura de cedros, resina, cera de abelha, betume, gordura, fibras de ataduras e pele humana... Uma mistura que usualmente é encontrada em uma múmia do Egito Antigo.
#muitasmúmias
E quer um bônus? Essa panacéia era usada como pomada ou ingerida…
#muitasmúmias #arqueologia #egitoantigo #pódemúmia
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.