Sem Spoiler Profile picture
Só falamos de livros o dia inteiro. 📧 contato@semspoiler.com

Aug 26, 2020, 11 tweets

Cassandra Clare fala sobre vazamento de seu novo livro

Segundo a autora, um fã que ganhou em um sorteio uma cópia antecipada de "The Lost Book of the White" digitalizou, upou na internet e deu o arquivo para uma pessoa traduzir. Segue o fio 👇

Cassandra Clare disse que está com o coração partido. "Fico ainda mais triste porque essa pessoa (que eu sei quem é, mas não vou citar nomes) se passou por um fã para ganhar uma cópia antecipada para prejudicar não apenas os autores, mas todos que trabalharam na obra", tweetou.

Após um tweet sobre Clare ser uma "autora rica problemática" e que o vazamento não teria tantas consequências, ela respondeu dizendo: "não é interessante como quanto mais você quer roubar o livro de alguém, pior essa pessoa é?" E lembrou que Wesley Chu também escreveu o livro.

Outro tweet ironizava que Clare ficaria chateada por não ganhar mais dinheiro em cima desse livro. Ela respondeu dizendo que o vazamento acarretará em danos para Wesley Chu, livrarias, bibliotecas, profissionais do livro e até mesmo para o futuro da série.

Após isso, Clare falou sobre como as pessoas se sentem "moralmente superiores" a ponto de roubar o trabalho de alguém. Ainda que você ache que a pessoa é problemática, afirmou, isso não justifica nada — "todo autor é problemático".

"Se você diz que ama livros, pode apoiar a indústria que traz os livros para você sem apoiar o autor: pegue o livro da biblioteca ou compre uma cópia usada barata. O autor não ganha nada, mas você apoia as bibliotecas e livrarias independentes."

"Se você realmente odeia um autor, piratear seus livros é uma mensagem muito menos eficaz do que apoiar os livros de outra pessoa. Também vai machucar muitas pessoas que não são aquele autor que você odeia", complementou.

Wesley Chu também se manifestou sobre o vazamento. "Haverá um impacto financeiro, mas, honestamente, esta série é muito especial para mim, já que criei meus filhos enquanto trabalhava nela", disse.

O autor citou ainda que levou milhares de horas de trabalho e amor de tantas pessoas para trazer à vida a história de Magnus & Alec.

No último tweet de Cassandra Clare, ela se mostrou bastante chateada com toda a situação: "Tenho certeza que há mais a ser dito, mas tenho um prazo a cumprir. Vou lá escrever mais livros para idiotas piratearem."

Nota do Sem Spoiler: a divulgação de um arquivo ilegal na internet prejudica toda uma equipe editorial (editores, tradutores, revisores, capistas, designers etc.), não apenas o autor. Se você defende o livro, não se esqueça de defender também a equipe por trás dele.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling