Sem Spoiler Profile picture
Só falamos de livros o dia inteiro. 📧 contato@semspoiler.com

Aug 26, 2020, 9 tweets

Algo semelhante aconteceu com Maggie Stiefvater durante a publicação da "Saga dos Corvos". Uma cópia antecipada digital de "Lírio azul, azul lírio" em inglês vazou na internet, resultando em uma queda de 50% das vendas do eBook... até que ela teve uma ideia. Segue o fio 👇

Com a queda nas vendas, apesar de "A Saga dos Corvos" ser uma das séries YA mais bem avaliadas pela crítica de todos os tempos, a editora decidiu cortar pela metade a tiragem de "O Rei Corvo". Não justificava imprimir tantos livros de uma série em declínio.

Para entender o impacto real da pirataria na série de quatro livros, Maggie Stiefvater se juntou com os irmãos e elaborou um plano: como seria impossível derrubar cada pdf ilegal, eles atrapalhariam a busca pelo arquivo. E então criaram um pdf de "O Rei Corvo".

O arquivo tinha o mesmo número de páginas do livro de verdade, mas com os quatro primeiros capítulos repetidos diversas vezes. No final, o irmão dela escreveu uma nota sobre como a pirataria pode atrapalhar nossos livros favoritos. Eles decidiram focar nessa ação por uma semana.

Exatamente à meia-noite do lançamento de "O Rei Corvo", o irmão de Maggie Stiefvater upou o arquivo falso em dezenas de sites piratas. Era impossível procurar pelo arquivo sem se deparar com um desses pdfs. Eles tinham dominado a parada.

Os efeitos foram instantâneos. Os fóruns e sites explodiram com tantos fãs à procura do arquivo oficial. Os leitores perguntavam se alguém tinha encontrado o arquivo certo. Outros falavam que não tinham conseguido e foram forçados a comprar o eBook na Amazon.

A primeira tiragem esgotou em dois dias. Dois dias. Não só o livro físico esgotou nas lojas físicas e on-line, como a venda dos eBooks cresceu consideravelmente.

Mesmo com essa vitória, a nova trilogia da autora, "The Dreamer Trilogy", quase não saiu do papel por causa da pirataria. A editora aceitou publicá-la apenas porque viu que os números eram bons o suficiente. Mas foi por muito pouco.

Essa história foi contada originalmente pela própria autora no Tumblr. O post original não está disponível, mas você ainda pode lê-lo aqui: bit.ly/32rdT0t

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling