Geopizza Podcast Profile picture
História através de threads e podcast 🎙️ Por @zottiss

Aug 31, 2020, 12 tweets

A Tsar Bomba foi a bomba mais destrutiva detonada na face do planeta - uma bomba de hidrogênio, desenvolvida e testada pela União Soviética em 30 de outubro de 1961 na Ilha Novaya Zemlya, extremo norte da Rússia.

Desde os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki no Japão durante a 2º Guerra, mais de 2 mil armas nucleares foram testadas, mas nunca utilizadas novamente em batalha.

A bomba atômica soviética chamada Ivan possuía 27 toneladas e foi detonada a 4km do solo, produzindo 50 megatons, um poder equivalente a 3.800 bombas de Hiroshima.

O piloto soviético Andrei Durnovtsev que a lançou do avião, possuía 50% de chance de sobreviver no processo, mas sobreviveu.

Os movimentos sísmicos gerados pela bomba foram sentidos por toda Europa Ocidental e até nos Estados Unidos.

Como exemplo, se a Tsar Bomba fosse detonada em São Paulo, em cima do Vale do Anhangabaú, em 10 minutos mataria 11 milhões e 208 mil habitantes, afetando seriamente outros 6.85 milhões em seu entorno.

Todas as estruturas e pessoas em um raio de 249km² do Vale do Anhangabaú seriam obliteradas e uma cratera de 340 metros de profundidade e 1.42 km de diâmetro seria feito.

Os habitantes das cidades de Jundiaí, Cubatão, Santos, Praia Grande, Guarujá, Mogi das Cruzes e Atibaia teriam 100% de chance de sofrer queimaduras de 3º grau e contaminados pela radiação.

Moradores de Campinas e São José dos Campos, teriam 50% de chance de contraírem queimaduras de 1º grau.

A onda de radiação chegaria a São Lourenço, uma cidade a 226km a leste do Vale do Anhangabaú.

Contudo, a Tsar Bomba foi detonada com 50% de sua capacidade: seu rendimento original era de 100 megatons, reduzida pelos soviéticos por motivos de segurança.

Caso fosse detonada com essa potência em São Paulo, habitantes de Limeira e Taubaté, cidades a mais de 120 km de São Paulo teriam 50% de chance de terem queimaduras de 1º grau, enquanto a nuvem de radiação chegaria até o sul da Bahia.

Seria necessário em torno de 10 mil Tsar Bombas de 50 megatons para destruir toda a superfície do planeta.

Fontes: bit.ly/2QDqt7i e bbc.in/3hNLAQd
Simulação de SP com 50 megatons: bit.ly/31K376p
Simulação de SP com 100 megatons: bit.ly/32H9hDx

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling