A Tsar Bomba foi a bomba mais destrutiva detonada na face do planeta - uma bomba de hidrogênio, desenvolvida e testada pela União Soviética em 30 de outubro de 1961 na Ilha Novaya Zemlya, extremo norte da Rússia.
Desde os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki no Japão durante a 2º Guerra, mais de 2 mil armas nucleares foram testadas, mas nunca utilizadas novamente em batalha.
A bomba atômica soviética chamada Ivan possuía 27 toneladas e foi detonada a 4km do solo, produzindo 50 megatons, um poder equivalente a 3.800 bombas de Hiroshima.
O piloto soviético Andrei Durnovtsev que a lançou do avião, possuía 50% de chance de sobreviver no processo, mas sobreviveu.
Os movimentos sísmicos gerados pela bomba foram sentidos por toda Europa Ocidental e até nos Estados Unidos.
Como exemplo, se a Tsar Bomba fosse detonada em São Paulo, em cima do Vale do Anhangabaú, em 10 minutos mataria 11 milhões e 208 mil habitantes, afetando seriamente outros 6.85 milhões em seu entorno.
Todas as estruturas e pessoas em um raio de 249km² do Vale do Anhangabaú seriam obliteradas e uma cratera de 340 metros de profundidade e 1.42 km de diâmetro seria feito.
Os habitantes das cidades de Jundiaí, Cubatão, Santos, Praia Grande, Guarujá, Mogi das Cruzes e Atibaia teriam 100% de chance de sofrer queimaduras de 3º grau e contaminados pela radiação.
Moradores de Campinas e São José dos Campos, teriam 50% de chance de contraírem queimaduras de 1º grau.
A onda de radiação chegaria a São Lourenço, uma cidade a 226km a leste do Vale do Anhangabaú.
Contudo, a Tsar Bomba foi detonada com 50% de sua capacidade: seu rendimento original era de 100 megatons, reduzida pelos soviéticos por motivos de segurança.
Caso fosse detonada com essa potência em São Paulo, habitantes de Limeira e Taubaté, cidades a mais de 120 km de São Paulo teriam 50% de chance de terem queimaduras de 1º grau, enquanto a nuvem de radiação chegaria até o sul da Bahia.
Seria necessário em torno de 10 mil Tsar Bombas de 50 megatons para destruir toda a superfície do planeta.
Em apenas 9 meses, o Rio Grande do Sul já enfrentou 3 grandes chuvas: em outubro de 2023, janeiro de 2024 e abril/maio de 2024
-FIO- 👇
A frequência dessas chuvas dá indicativos que cenários como esse serão frequentes no futuro, urgindo a necessidade de um plano público de contenção de danos diante das mudanças climáticas.
📷 Encantado, RS
Embora a atual chuva foi prevista com mais de uma semana de antecedência, a Defesa Civil emitiu alertas apenas nos 2º dia da chuva, às 22h da noite.
Os principais castelos do Japão em 1600 e atualmente! 🇯🇵
Castelo de Osaka 🏰
1600 | Hoje
👉 No ano de 1600, o Japão era uma nação dividida, controlada por diversos senhores feudais, chamados de "daimiôs".
📷 Castelo de Imabari
1614 | Hoje
Embora o país tivesse um imperador, seu papel era muitas vezes decorativo, pois a verdadeira autoridade estava nas mãos de um líder militar, chamado de "Xógum"
Em 1972, um avião colidiu nos andes e seus sobreviventes passaram 72 dias em meio a neve.
Hoje, mais de 70% da cobertura de neve foi perdida 😰
📷 1972 | 2021
Como o acidente ocorreu? 👇
Em 1972, um time amador de rugby uruguaio foi competir no Chile.
Com baixa visibilidade, o piloto começou a reduzir sua altitude pois acreditava que estava perto do aeroporto, fazendo com que o avião colidisse com uma montanha e perdesse as asas.
Das 45 pessoas a bordo, 12 morreram na hora.
Sem alimento e isolados a uma altitude de 3.500 metros, os sobreviventes tiveram que comer até mesmo o couro dos assentos e dos cintos de segurança do avião.