Quer montar um plano de trade/gerenciamento de risco simples e eficiente pra daytrade? Método de Cenários, segue a pequena thread:
A ideia é você mapear o seu pior cenário operacional possível. No daytrade a sua capacidade cognitiva interfere a sua capacidade de execução
Então, o seu plano de trade deve conter o ativo a ser operado, qual horário que você vai ficar na tela, e recomendo fortemente estipular uma quantidade máxima de operações no dia. Feito isso, você vai verificar quantas operações você pode fazer no mês, respeitando a qtd
Coloca tudo isso em um Excel, e agora você vai achar qual seu limite operacional. Como? É simples, você vai considerar como se fosse errar TODAS as operações do mês. Segue o exemplo:
Exemplo 1: você se limita a 2 operações no dia. O que dá cerca de 44 operações no mês. Você deve achar um valor em que fique tranquilo stopando as 44 operações. Se seu limite for 200 reais por dia, seu limite mensal será de 4.400 por mês.
Já sei o que vocês vão falar, segue
“Mas stopar todos os dias do mês é algo difícil de acontecer” - Sim, exatamente por isso que acho um bom método pra iniciantes. Você já define o que pior pode te acontecer, e é difícil chegar nesse cenário. Isso alinha mais as suas expectativas e te ajudar a ficar menos frustrado
Esse tipo de gerenciamento pode te ajudar a ter menos dias de fúria. Você pode enganar seu cérebro “se sou ruim mesmo, vou esperar até o fim do mês pra me provar isso”.
A chave é que os dias de fúria acontecem quando caímos em um buraco no qual não sabemos a profundidade.
Gerenciamento de risco serve não só para proteção do capital, mas também do seu psicológico. Conheça seus limites e dê um passo pra trás. Você será mais disciplinado.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
