Mellanie F. Dutra Profile picture
Biomédica, Neurocientista/Bioquímica, Pesquisadora, Professora e TEDx Speaker | Saúde e Ciências | Ela/Dela | 🇧🇷 | #DefendaoSUS

Sep 3, 2020, 19 tweets

CDC notificou as autoridades de saúde pública americanas para se prepararem para distribuir uma vacina contra a COVID-19 para profissionais de saúde e outros grupos de alto risco já no final de Out/Nov.

Hmm....

Acompanha o fio

Informação na @radiobandnewsfm

A corrida acelerou nos EUA. Os documentos do CDC foram enviados no mesmo dia em que o presidente Trump disse à nação em seu discurso à Convenção Nacional Republicana que uma vacina poderia chegar antes do final do ano.

Mas vamos com calma. Chegar para quem? A notícia menciona grupos estratégicos, como profissionais de saúde e outros grupos de risco para a COVID-19.

Lembra algo?

Sim, aprovação emergencial da CoronaVac na China

O próprio FDA se manifestou na semana passada, dizendo de antemão que uma vacina pode estar disponível para certos grupos antes de os ensaios clínicos terem sido concluídos, se os dados forem extremamente positivos.

ft.com/content/f8ecf7…

A notícia traz um ponto relevantíssimo: a preocupação com a disponibilização dessas vacinas antes da conclusão da fase III, algo que venho debatendo há um tempo aqui e nas redes sociais.

"Especialistas em saúde pública concordam que as agências em todos os níveis de governo devem se preparar urgentemente para o que será um esforço vasto e complexo para vacinar centenas de milhões de americanos. +

+ Mas a possibilidade de um lançamento no final de outubro ou início de novembro aumentou as preocupações de que o governo Trump esteja tentando apressar a distribuição de uma vacina - ou simplesmente anunciar que é possível - antes do dia da eleição em 3 de novembro."

Os EUA enfrentarão um baita desafio logístico. "a distribuição de milhões de vacinas que devem ser armazenadas em temperaturas abaixo de 0 e fornecidas primeiro a grupos de risco por meio do sistema de saúde fragmentado e falho dos Estados Unidos seria um desafio assustador."

Ai que falta que faz o SUS, não é? #ValorizeOSus #DefendaOSus

Sobre que vacinas poderiam ser essas: no documento do CDC, eles se referem a vacina A e vacina B com especificações técnicas para ambos. Os detalhes parecem coincidir com as candidatas da Pfizer e Moderna, que estão mais avançados em testes clínicos em estágio final

A própria Pfizer declarou recentemente que estava "no caminho certo" para buscar uma revisão do governo "já em outubro de 2020".

nytimes.com/interactive/20…

Agora, vamos considerar mais uma coisa: eleições norte-americanas. É difícil não considerar que todas essas declarações também não possam ter um viés político, como uma vacina pré-eleitoral, não?

É o problema de partidarizar algo que é de relevancia profunda na saúde pública

Os grupos que receberiam seriam os profissionais de saúde, incluindo funcionários de longa permanência, estariam entre os primeiros a receber o produto, junto com outros trabalhadores essenciais e funcionários da segurança nacional.

Pessoas com 65 anos ou mais, bem como nativos americanos e aqueles que são de “populações de minorias raciais e étnicas” ou encarcerados - todas as comunidades conhecidas por apresentarem maior risco de contrair o vírus e sofrer de doença grave - foram priorizados nos documentos.

Eles comentam muito que esses cenários são hipotéticos, mas torno a dizer que as manchetes são atraentes e que mexem com as expectativas das pessoas.

CAUTELA. Não precisamos de mais e mais distorções em algo sensível.

Esses enários estão presumindo que tanto segurança, quanto eficácia se confirmariam na fase III. Mas quem pode afirmar isso?

A conclusão da fase III.

Até lá, meus queridos, é tudo especulação. Olho vivo e faro fino sempre.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling