Mellanie Fontes-Dutra (Mell) 🌻 Profile picture
Biomédica, Neurocientista (mestra e doutora), Professora @Unisinos e #SciComm em @redeanalise. Ela/Dela | 🇧🇷 | #DefendaoSUS ✉️ mell@schenberg.org.br
Alberth Profile picture Cris R Profile picture Alexandre Paiva Profile picture Veronica Morais 🇧🇷 🏴😷 VACINAS SALVAM VIDAS! Profile picture Délcio Neitzke Profile picture 31 added to My Authors
Aug 9 14 tweets 16 min read
Cada vez mais, é preciso investir em vigilância de agentes infecciosos.

Um novo henipavírus foi identificado, de provável origem animal, com 35 pessoas infectadas por ele. NÃO HÁ evidências suficientes de transmissão humano-humano.

Mais infos 🧶👇 Os dados foram disponibilizados na @NEJM e vou comentar um pouco abaixo. Esse gênero de vírus (henipavírus) é conhecido por nós, temos o Nipah e o Hendra como representantes.

Falo do Nipah aqui:

Link do artigo: nejm.org/doi/full/10.10…
Aug 9 15 tweets 7 min read
Um estudo com +5 milhões de pessoas mostra que, quanto mais reinfecções pelo vírus da COVID-19, maiores os riscos para a saúde.

Esses riscos incluem mortalidade por várias causas, além de hospitalização e sequelas pós infecção.

E as vacinas?👇🧶
researchsquare.com/article/rs-174… O trabalho acima estimou os riscos, ao longo de 6 meses após a última infecção (e aí tem grupos com 1 infecção, com reinfecção...), de mortalidade por todas as causas, hospitalização e outros desfechos, como sequelas pós-COVID.

Em suma: quanto mais infecções, mais riscos.
Aug 8 13 tweets 16 min read
Hoje começa a campanha nacional para vacinar crianças e adolescentes contra pólio e outras doenças! Com baixas coberturas vacinais, casos de polio podem retornar no país e no mundo.

Nos EUA, é possível que centenas de pessoas possam estar infectadas👇🧶

g1.globo.com/saude/noticia/… Com baixas coberturas vacinais, podemos ver o ressurgimento de doenças conhecidas, e que impactaram severamente nossa sociedade. Recentemente, alguns indicativos sugerem que podemos estar vendo mais casos de polio do que se pensava, nos EUA.

cbsnews.com/amp/news/polio…
Aug 7 12 tweets 12 min read
Quem resiste a umas cócegas? Os ratinhos caem na risada também! 🫳🐀

O vídeo abaixo foi gravado em 1998 e mostra o neurocientista Jaak Panksepp investigando reações de ratos ao receber cócegas. Além de uma série de vocalizações, os animais iam atrás das mãos para brincar! 🧶👇 A ideia inicial surgiu da avaliação do comportamento de roedores ao realizar brincadeiras sociais (ou social play) entre eles. Panksepp identificou um padrão de vocalização (que suspeitou ser algo como uma risada), e teve a ideia de botar "a mão pro jogo"

tedxseattle.com/talks/the-scie…
Aug 2 45 tweets 30 min read
COMPILADÃO SOBRE MONKEYPOX: vou tentar organizar algumas informações muito importantes que diversos especialistas estão compartilhando aqui no twitter:
🔹O que é, transmissão, casos atuais
🔹Vacinas disponíveis, cenário brasileiro
🔹Sintomas, riscos, como se proteger

E mais🧶👇 Link da imagem: https://www.news-medical.net/news/20220619/C 🔹O QUE É: Em outro compilado anterior, comento sobre o vírus monkeypox, um vírus de DNA🧬que pertence a mesma família do vírus causador da varíola humana (smallpox). Então sim, estamos lidando com um outro vírus, e que já era conhecido há décadas!
Jul 27 14 tweets 15 min read
O Brasil é o 7º país com mais casos de Monkeypox no mundo, com mais de 900 casos oficiais, a maioria concentrada em São Paulo.

Estamos ou deveríamos estar em uma Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN)?

Vamos lembrar um pouco sobre a COVID-19 🧶👇 Em 03 de fevereiro de 2020, o governo decretou o estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional para o contexto da COVID-19 no país, conforme portaria abaixo, após a declaração de PHEIC pela OMS em 30 de janeiro de 2020

in.gov.br/web/dou/-/port…
Jul 26 28 tweets 22 min read
Publicado hoje na Science, dados apontando:
1⃣O mercado de mariscos de Huanan como epicentro inicial da pandemia da COVID-19
2⃣O SARS-CoV-2 provavelmente emergiu do comércio de animais selvagens na China

Mais no fio🧶👇

science.org/doi/10.1126/sc… Dados anteriores investigando outros coronavírus nos deram uma base de compreensão para elencar possibilidades de como a evolução natural poderia ter norteado o aparecimento do novo coronavírus
Jul 22 23 tweets 12 min read
Tu já parou pra pensar como seria ser feliz o tempo todo? Será que isso é fisiologicamente possível ou positivo para uma pessoa? O que é a felicidade, afinal?

Assim como a busca pela felicidade, a resposta não está no final desse fio, e sim, no caminho 🌻🧶👇 Antes de tudo, vamos diferenciar alguns conceitos. O sentimento é a experiência mental que a gente sente a partir do processamento interno/externo e que leva em consideração as emoções, ou nossa resposta frente a esses diferentes estímulos.
Jul 21 6 tweets 2 min read
Foi identificado o 1º caso de poliomielite nos 🇺🇸 depois de quase uma década sem detecção. Ocorreu em uma pessoa NÃO VACINADA.

Falarei como isso aconteceu, a importância da vacinação, que vacina usamos aqui.

E por favor, vacinem os seus filhos 👇🧶 Link da reportagem: https://www.nytimes.com/2022/07/21/nyreg Antes de tudo: a pessoa NÃO ERA vacinada contra a pólio, e isso é algo perigoso, porque a torna suscetível a qualquer tipo de exposição ao vírus.

Temos vacinas contra a pólio:
🔹Vírus atenuado: o vírus está vivo, mas enfraquecido
🔹Vírus inativado: o vírus está "morto", inativo.
Jul 21 9 tweets 3 min read
Estudo populacional🇩🇰 revela uma alta proteção Omicron (BA.5) em recuperados* completamente vacinados + reforço!
*de uma infecção anterior por BA.1/BA.2

Os valores de proteção contra reinfecção (~94%) foram próximos para BA.2 e BA.5 🧶👇

papers.ssrn.com/sol3/papers.cf… As vacinas consideradas foram vacinas de RNA mensageiro, muito utilizadas na estratégia de vacinação da Dinamarca🇩🇰. Os autores também sugerem que pode haver uma relação de BA.5 com risco maior de hospitalização (vs. BA.2), mas ainda precisamos entender melhor isso 👇
Jul 21 19 tweets 18 min read
Ainda não sabemos quanto tempo dura a resposta imunológica contra a COVID-19, pois vários elementos compõem essa resposta

Mas um estudo comparou a resposta de anticorpos entre vacinados vs. recuperados.

O dado? A resposta das vacinas de RNA pode ser maior e mais duradoura🧶👇 Avaliar a duração da resposta imunológica requer um acompanhamento de vários parâmetros através do tempo. Temos város componentes que formam essa resposta, por exemplo, os anticorpos e as células. Cada um tem uma dinâmica diferente de ação e de duração.
Jul 20 21 tweets 9 min read
Quer mandar sua dúvida, mensagem, comentário ou sugestão de forma anônima?

Pode me mandar nesse link aqui:
🔗 ngl.link/mellziland

Que posso ir printando e respondendo aqui 🌻♥️ As PFF2 apresentam camadas de filtração que ajudam na proteção contra os aerossóis/gotículas. É muito mais importante cuidar se elas estão bem aderidas ao rosto, se o uso está adequado, para uma maior proteção. Há também as PFF3, recomendo acompanhar a @biaklimeck
Jul 20 16 tweets 18 min read
Alertas⚠️ para o crescimento de casos de Varíola Símia/Monkeypox em vários países.

Em 100 dias, saímos de 11 casos para 13 mil no mundo. São mais de 350 casos confirmados no Brasil num perído de quase 2 meses.

Algumas informações importantes no mini-fio 🧶👇 É possível que a @WHO classifique a varíola símia como uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (PHEIC) devido a esse crescimento significativo de novos casos. A @EthelMaciel traz dicas preciosas de como se cuidar nesse momento:

Jul 19 13 tweets 15 min read
Estamos na expectativa de vacinas atualizadas contra a COVID-19. Mas saiba que as vacinas atuais SEGUEM protegendo contra a doença. Não deixe de receber seu reforço!

Estudo na @ScienceMagazine mostra que os reforços atuais seguem protegendo contra a Omicron, inclusive BA.5!🧶👇 O artigo revela que tanto reforços homólogos, quanto heterólogos (combinação de doses) baseados na spike da cepa original de Wuhan "aumentou⬆️os títulos de anticorpos neutralizantes e a amplitude contra BA.1, BA.2, BA.2.12.1 e BA.4/5 em todas as vacinas avaliadas"
Jul 19 6 tweets 2 min read
Não tem trecho melhor do que na música Sheeps - Pink Floyd: "o que você ganha fingindo que o perigo não é real?"

O negacionismo mata e nos impede de fazer ações críticas para evitar desfechos piores. A crise climática é uma realidade, e fazer pouco caso não a torna menos real. É uma excelente oportunidade pra seguir divulgadores que tão falando sobre isso (e vários outros assuntos) relacionando a crise climática com desmatamento, perda e fragilização de habitats e até mesmo risco de novas pandemias: @punkbiology @KariLimaX @hfernandesbio são exemplos
Jul 19 7 tweets 13 min read
Gana🇬🇭 confirmou 2 casos de infecção pelo vírus Marburg (pertence a mesma família do Ebola) e que, infelizmente, foram a óbito. 98 pessoas estão em quarentena atualmente.

Já vimos surtos anteriores, mas tratando-se de uma doença altamente infecciosa, precisamos ficar alertas 👇 No fio acima, conto a história do Marburg e alguns dados importantes sobre essa infecção, transmissão, letalidade, entre outros fatores.

O vírus pode ser transmitido "por morcegos e se espalha entre humanos por fluidos corporais"

noticias.uol.com.br/ultimas-notici…
Jul 18 28 tweets 19 min read
Pelo grande número de comentários que abordam desde a insegurança em vacinar crianças, até comentários desrespeitosos e totalmente anti-vacina, vamos então responder algumas perguntas sobre É SEGURO VACINAR UMA CRIANÇA CONTRA A COVID-19 abaixo

👇🧶 Toda e qualquer vacina precisa passar por estudos, que vão desde a fase pré-clínica (analisando os efeitos em células, modelos animais, etc) até a fase clínica (em que suas etapas avaliam a segurança, resposta imunológica e eficácia em humanos). redeanalise.com.br/covid-19/desen…
Jul 15 5 tweets 13 min read
⚠️Atenção pais e mães: em virtude da necessidade de ampliar as coberturas vacinais:
🔹As vacinas COVID-19 poderão ser administradas ao mesmo tempo com as demais vacinas ou em qualquer intervalo em relação a essas vacinas!

Mais em:

gov.br/saude/pt-br/co… Ao levar o filhote pra vacinar contra a COVID-19, atualize as vacinas do calendário vacinal! Estamos com a maior queda contínua nos últimos 30 anos de coberturas vacinais para as crianças, trazendo riscos altíssimos para o retorno dessas doenças agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/…
Jul 15 20 tweets 12 min read
Por mais que tenhamos essa certeza, ninguém está preparado para o momento da morte. Imagine passar por uma experiência onde se esteve muito próximo da morte?

O #neurofio de hoje é sobre experiências de quase morte (EQM) e o que a neurociência pode nos explicar sobre isso 🧶👇 Link da imagem: https://www.scientificamerican.com/article/n Alguns avisos: esse fio vai focar em alguns aspectos que são abordados pela neurociência. Existe muita discussão sobre isso na esfera religiosa e cultural, por exemplo, mas não vou abordá-los nesse conteúdo em específico. Mas fiquem à vontade para comentar se quiserem🥰
Jul 14 21 tweets 19 min read
Infelizmente, alguns conteúdos desinformativos estão circulando (de novo), alegando que as vacinas estão aumentando o risco de morte na população.

Desinformações como essa já circularam anteriormente, já foram checadas e ganham espaço de novo.

Vamos aos porquês 🧶👇 Para não oferecer engajamento, não citarei a reportagem. O gráfico em questão que está sendo distorcido para desinformar é um dado importante da @ONS que mostra as taxas de mortalidade por 100 mil pessoas-ano, de acordo com alguns parâmetros, como a vacinação, em Jul/21
Jul 13 5 tweets 13 min read
A vacina CoronaVac está APROVADA para uso emergencial em crianças de 3 a 5 anos, ampliando a recomendação para indivíduos a partir dos 3 anos!
🔹2 doses, com intervalo de 28 dias
🔹Mesma vacina e dose utilizada em adolescentes e adultos!

Bora vacinar a criançada! 💉 Toda a cobertura da reunião da diretoria colegiada da Anvisa encontra-se no tuíte citado acima! ❤️
Reforço que as coberturas vacinais para o público mais jovem está BAIXA, principalmente para a 2ª dose. Ela é crítica para uma maior proteção contra a Omicron

VACINE A GURIZADA!