Nésio Fernandes Profile picture
🩺 Médico sanitarista 🙏Cristão em defesa do SUS, das pessoas e da ciência 💉💉 👨‍👩‍👧 Casado com a Ju: 5 filhos  Eu ❤️ ES 🇧🇷 👇 Junte-se à nossa luta

Sep 4, 2020, 6 tweets

Somente Rio Novo Do Sul, Ecoporanga, Guaçuí, Baixo Guandu, Muniz Freire, Marechal Floriano, Pancas, Apiacá, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg e Conceição do Castelo apresentam aumento da Média Móvel de casos em 14 dias (MM14D), juntos somam 194.271 hab, 4,78% da pop.

Com Média Móvel de 7 dias (MM7D) de 3 óbitos no dia de hoje, equivalente ao período de 17-18/abril, a parte da Região Metropolitana, representada por Serra, Vitória, Cariacica e Vila Velha (somam 1.778.337 hab), apresenta menos de um óbito/dia por cidade.

Já nos números de casos, o comportamento da pandemia na Grande Vitória (GV) equivale aos dias 13-14/abril. Praticamente fechamos a curva completa, consolidando a fase de recuperação. Na segunda quinzena de setembro voltaremos a testar contatos de casos PCR+.

Daqui para frente, podemos ter um pouco mais de queda uma linha "residual" de casos, uma prevalência latente com pequenas variações e em alguns meses novas curvas podem querer voltar. Somos mais seguros quanto a capacidade de enfrentar a pandemia e romper a cadeia de transmissão.

Na GV, temos 74 casos na MM7D, equivale a 4,16 casos novos/dia por 100.000 habitantes, no atual padrão de testagem em breve podemos chegar a ter 1 caso novo/dia por 100.000/hab. No entanto, esse valor deverá ser protelado pela capacidade de investigar contatos assintomáticos.

Com 267 casos na MM7D, o interior do ES tem 11,68 casos/dia x 100.000 hab e poderá chegar na primeira semana de outubro a valores que desenharão uma consolidação equivalente a curva da GV.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling