Isabela Reis Profile picture
Jornalista, capricorniana, macumbeira, mãe e podcaster no @angudegrilo, @conselhosquevc, #ppkansada e #naoeumpodcast. Contato.isabelaolreis@gmail.com

Sep 7, 2020, 6 tweets

100 anos da UFRJ, faculdade que estudei. Me sinto um ser de outro planeta em ver ex-alunos saudosos e que amaram a universidade.

Detestei. O curso de comunicação era uma piada, professores brancos, conteúdo eurocêntrico, ementas defasadas, discussões fora da realidade.

Conto nos dedos de uma mão as disciplinas relevantes que eu tive, a maioria eletivas. As coisas mais transformadoras que aprendi foi fora de sala de aula com os poucos amigos que fiz. Só por isso eu digo que faculdade foi determinante na minha vida, pelo que aconteceu extra aula.

De resto, fico sem entender quem tem saudosismo com ambiente universitário na graduação. Aquilo é uma máquina de esmagar estudantes negros e periféricos, é violência atrás de violência. Eu sinceramente acho que esse saudosismo só faz parte da experiência de estudantes brancos.

Gente, o problema não é a UFRJ, eu falo dela porque foi onde estudei, é de onde sou capaz de falar. Mas todo o ensino superior é assim. O problema é o sistema.

Escolha a faculdade que você quiser. O mais importante é o que acontece é o que você aprende fora da sala de aula.

Não me arrependo nem por um segundo de ter feito faculdade na UFRJ, mesmo tendo opção de UFF e PUC. Não me arrependo da minha escolha e não mudaria nada.

Mas acho que quebrar essa idealização da graduação é o único caminho da gente conseguir mudanças estruturais nesse sistema.

Claro que sou grata à UFRJ. Onde mais eu poderia fazer um TCC sobre Oxum e estereótipos de gênero com orientação de Muniz Sodré?

Obrigada. De nada! ✌🏽😙

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling