Arlindo Souza Profile picture
Analista de Acoes 🇧🇷💡🛢🚰🚢, TC Matrix. Mestre em Contabilidade. Fui professor/pesquisador do DCC UFRN. CNPI. Yamaha XT 660Z Ténéré

Sep 10, 2020, 6 tweets

A máxima “não entro em IPO” faz cada vez mais sentido para mim. Da enxurrada de IPOs que estamos passando, li 3 prospectos com os detalhes das ofertas.

Nos 3 (na minha visão), nenhum salta os olhos para investidores fundamentalistas. Só o fato de estar tendo muitos IPOs, já devemos ter certos cuidados. A leitura cuidadosa do prospecto e das demonstrações contábeis é importantíssimo.

Na empresa 1, 94% das receitas estão concentradas em um único cliente, que ainda por cima é uma estatal, o que implica em risco de concentração de receita.

Na empresa 2, a companhia tem boas perspectivas de crescimento, todavia a oferta é do tipo secundária, ou seja, os recursos do IPO não irão para o caixa da companhia, o qual poderia subsidiar investimento em expansão. Se o negócio é bom, pq os donos estão todos saindo?

Na empresa 3, mais de 70% dos recursos captados serão destinados a pagamento de dividendos para os controladores e antecipação de dívida com um grande banco.

Nenhum problema em entrar em IPOs, todavia, vale dedicar algumas horas (dias) lendo os relatórios de oferta.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling