Luiza Caires - jornalista de ciências Profile picture
Editora de Ciências do Jornal da USP #SciComm 🏳‍🌈 ela/a

Sep 13, 2020, 18 tweets

Confirmado: coronavírus infecta neurônios

Estudo da Univ. de Yale ganha destaque mundial ao trazer evidências sólidas de que o vírus pode infectar células cerebrais, se replicar a partir delas e ainda comprometer o suprimento de oxigênio das células em volta.

Siga aqui🧠 🧫🧬👇

A pesquisa fez 3 conjuntos de análises:
1. autópsia em tecido cerebral de pacientes mortos por covid ✝️🧠
2. em modelos animais (camundongo) 🐁
3. em organoides ("mini cérebros" de laboratório - células cultivadas formando um pequeno tecido, que imita o ambiente do cérebro)🧫(+)

No cérebro do paciente morto com covid, foi atingido o córtex cerebral em dois locais: área de Broadman 6 (gif) e núcleo caudado.

O córtex é a parte mais externa/superficial do cérebro, onde se estão neurônios que coordenam algumas das funções mais sofisticadas do cérebro. (+)

O vírus explora a maquinaria das células cerebrais que infecta para se multiplicar, mas não as destrói. Em vez disso, impede o suprimento de oxigênio para as células vizinhas, fazendo com que elas morram. (+)

Os pesquisadores não encontraram nenhum sinal de que o nosso sistema imunológico dê alguma resposta para remediar o problema. “É uma espécie de infecção silenciosa”, disse Akiko Iwasaki, uma das pesquisadoras, ao @nytimes. “Este vírus tem muitos mecanismos de evasão.” (+)

Nos camundongos, o SARS-CoV-2 se replicou de forma eficiente no cérebro causando letalidade no sistema nervoso central. Nos organoides, foram observadas evidências de infecção com mudanças metabólicas tanto nas células afetadas quanto nas vizinhas. Houve morte celular (+)

"Nosso estudo fornece uma demonstração clara de que os neurônios podem se tornar um alvo da infecção por SARS-CoV-2, com consequências devastadoras de isquemia [falta irrigação sanguínea] localizada no cérebro e morte celular", afirmam os cientistas. (+)

Já se conhecem diversos vírus que infectam neurônios, como o Zika e o Herpes. Agora, vemos que o SARS-CoV-2 também faz isso. “Mas não sabemos com que frequência, então temos que estudar mais autópsias e as consequências disso nos pacientes”, disse Iwasaki, ao Telangana Today (+)

Esse estudo é um preprint - ainda passará por uma revisão por outros pesquisadores antes de ser publicado. Mas além do prestígio da universidade e dos pesquisadores que o assinam, o artigo já tem sido elogiado por outros cientistas que tiveram acesso a ele. (+)

AVC pode ocorrer por coágulos nos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. Já estava bem documentado que na covid-19 podem se formar coágulos em vasos de vários órgãos, inclusive do cérebro (continua...)

Este estudo é importante porque mostra infecção nas CÉLULAS do cérebro. O vírus poderia circular na corrente sanguínea e não entrar nestas células, mas esta pesquisa deu evidências convincentes de que sim, as infecta.

Além daqui, não me arrisco falar, pois não sou especialista.

Para saber mais sobre o que o coronavírus causa nos órgãos e sequelas que deixa, veja esta entrevista que fiz com dois dos maiores especialistas da USP:

E me segue no Instagram!😄

instagram.com/luizacaires3/

Hoje saiu em preprint a primeira evidência no mundo da presença do Sars-Cov-2 no cérebro de uma criança de 1 ano. Estudo de @stevensrehen e equipe (Idor e @ufrj). Tristeza pela fatalidade porém orgulho do trabalho brasileiro de grande importância para entendermos essa doença. (+)

"Além de pneumonite, meningite e danos a múltiplos órgãos relacionados à trombose, uma encefalopatia prévia pode ter contribuído para danos cerebrais adicionais. O SARS-CoV-2 infectou o plexo coróide, os ventrículos e o córtex cerebral." (+)
preprints.org/manuscript/202…

❗Importante. O caso da criança parece ser bem raro. Não sei falar detalhes porque não estudei ou entrevistei os pesquisadores. Mas crianças NÃO estão em grande perigo. Covid em criança pequena ainda é MUITO raro. Fiquem calmos sobre isso, ok?

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling