Você deve lembrar de ter aprendido na escola sobre lençóis freáticos: reservatórios importantíssimos no Brasil, onde os poços artesianos ajudam no abastecimento.
O que ninguém ensina na escola é sobre o fantasma habitando esse mundo subterrâneo...(e não é a Samara!) VEM VER 👇🧶
Apresento a vocês o PIABA BRANCA um dos peixes mais raros do Brasil. Ele habita os lençóis freáticos em Minas Gerais.
Isso mesmo, um peixe nos lençóis freáticos, descoberto por acaso em 2010 durante a perfuração dum poço na cidade de Jaíba.
O bichinho é cego e completamente branco. Tão claro que dá para ver a circulação sanguínea dele😱
Aqui uma fêmea do tamboril tem um pequeno macho preso ao ventre. O acasalamento é um tipo de parasitismo sexual: o macho recebe proteção/nutrientes do sistema circulatório da fêmea. E ela tem um suprimento constante de espermatozoides para quando desovar 👇🧶
Para não se arriscar a perder a parceira na imensidão escura, os machos cravam os dentes no corpo da parceira e permanecem presos...
Os cientistas sabiem dessa estratégia reprodutiva porque acharam machos mortos presos a fêmeas mortas, mas ninguém havia visto isso na natureza até 2018, quando este vídeo foi feito:
Identificado primeiro caso de animal doméstico detectado com o novo coronavírus em Belo Horizonte (MG).
O cão da raça Boxer, felizmente, está assintomático.
Ele contraiu o vírus dum ser humano infectado, sendo testado em um projeto de pesquisa da UFMG com pets (continua...)
Não há evidências até agora de que animais domésticos possam transmitir o coronavírus ao ser humano, mas o contrário sim. Por isso, é importante manter o uso de máscara e o distanciamento do seu animalzinho caso esteja com o vírus.
No Brasil, já foram identificados 11 animais positivos e notificados aos órgãos oficiais, como MAPA e a Organização Mundial de Saúde Animal. Até o momento: 1 gato (Cuiabá), 4 cães e 1 gato (Curitiba), 2 gatos (Recife-), 1 cão e 1 gato (Campo Grande) e 1 cão em Belo Horizonte.
🇧🇷 Ciência e tecnologia do Brasil na capa da Nature!
Trabalho da UFMG ajuda a comprender a estrutura do grafeno
Artigo destacado atesta capacidade do nanoscópio, instrumento que rendeu nove patentes e já pode ter sua tecnologia transferida para a indústria 👇
“A descoberta que descrevemos nesse artigo atesta a importância do papel que o nanoscópio terá para a pesquisa em diversos campos”, afirma Ado Jorio, líder do grupo. “A transferência da tecnologia renderá frutos para a ciência, em escala global, para a UFMG e para o Brasil”.
"Nenhum outro equipamento é capaz de elucidar como ele uma estrutura cristalográfica com tal nível de detalhe. Microscópios eletrônicos eraios-x possibilitam enxergar a estrutura, mas não extrair informações funcionais sobre ela".
Falando em Marte, dá uma olhada nestas imagens feitas pelo rover Curiosity, da Nasa.
O rover foi projetado para explorar a cratera Gale e chegou ao planeta vermelho em agosto de 2012, como parte da missão Mars Science Laboratory.
Pessoal falando que é fake por causa do som não se deu ao trabalho de clicar no play e ver que editei para remover o som?
Aliás eu não sigo a pessoa que vocês estão marcando aqui por motivos que não vêm ao caso. Vi esse vídeo sendo postado por um americano, salvei, tirei o som e postei.
O dia que eu for kibar conteúdo de bolinha vermelha, podem me aposentar como divulgadora 😁
O solo da Europa é cheio de munição antiga e bombas das guerras I e II, e em alguns lugares é perigoso tropeçar numa no mato e até explodir.
Essa cratera em Limburg foi causada por uma delas em 2019 (continua...)
Ainda pior são armas químicas enterradas que dão um trabalho imenso para desativar e descartar. E contaminam solo e água, com o potencial de estarem há décadas intoxicando os habitantes.
Sarin, tabun, fosgenio e gás mostarda...
Na Alemanha, há pontos com estes depósitos por todo país. Daí municípios e governo ficam jogando a batata quente um para o outro, porque é caríssimo para resolver o problema com empresas especializadas.
Divulgado resultado de maior ensaio clínico controlado até agora que buscou responder:
🤔 Será que uma única dose alta de vitamina D3 para pacientes hospitalizados com covid moderada a grave diminui o tempo de internação?
📊🧐 Resposta: NÃO (Siga👇🧶)
Como foi feito o estudo?
Ensaio multicêntrico (feito em dois locais diferentes), controlado por placebo, duplo-cego (nem médico nem paciente sabiam quem recebia o placebo), randomizado (pacientes diversificados) feito com 240 pessoas hospitalizadas com Covid de moderada a grave+
Os pacientes foram aleatoriamente selecionados para receber uma dose oral única de 200.000 UI de vitamina D3 (n = 120) ou placebo (n = 120).
"Direito é aquilo que se arranca quando não se tem mais escolha, e neste momento nós não temos escolha”.
A ativista Célia Xakriabá resume a posição dos indígenas que lutam para proteger territórios, direitos constitucionais e, sobretudo, seu povo em meio à pandemia. Siga 🧵👇
Vacinação excludente para indígenas fora de territórios ou no meio urbano, ausência de fiscalização e barreiras sanitárias para conter invasores, inexistência de um plano de contingenciamento e falta até de alimentos para quem dependia do comércio de seus produtos...
Já é o segundo ano da pandemia e as organizações e lideranças indígenas seguem denunciando uma série de problemas nas comunidades.
Para Dinamam Tuxá, o Estado brasileiro foi e segue sendo omisso na pandemia.
Difícil é receber um áudio duma indígena chorando, se desculpando por não ter atendido nossa reportagem antes por estar sem condições emocionais, tendo perdido um parente e após anos testemunhando o genocídio do seu povo. Difícil é receber o vídeo abaixo, que divulgo(continua...)
... um pouco constrangida pela exposição deles, para que ajude a sensibilizar mais pessoas sobre as condições dos indígenas nesta pandemia, com falta de políticas de saúde e o estrangulamento econômico que gera fome, e um programa eficiente de auxílio emergencial deveria amenizar
Abaixo listo alguns meios para quem puder colaborar.
Covid-19 pode causar inflamação no epidídimo, canal localizado atrás dos testículos
Em um estudo exploratório da Faculdade de Medicina da USP, quase metade entre 26 pacientes de casos leves e moderados da doença, e sem relato de dores, apresentaram epididimite. Siga o fio👇🧵
O epidídimo é um órgão com 6 metros de comprimento (extensão sem compactação), por onde os espermatozoides passam para adquirir uma série de funções bioquímicas para poder fertilizar o óvulo.
Com a chegada do novo coronavírus, os pesquisadores começaram a estudar possíveis sequelas relacionadas à saúde reprodutiva masculina. Isso porque, na epidemia de SARS (Ásia, 2002), autópsias mostraram que pacientes mais graves tinham orquite, inflamação dos testículos.
A camuflagem é uma adaptação obtida via seleção natural que maximiza a sobrevivência das espécies no ambiente, seja se ocultando de predadores, seja se tornando pouco visível às potenciais presas 🤓
❗🦠 A variante brasileira do coronavírus conhecida como P1 (presente em Manaus) já foi identificada em 10 estados, e continua a mostrar seu potencial transmissível.
Em Jaú (SP), após recente aumento de casos e internações, ela foi achada em 3 amostras enviadas ao Adolfo Lutz👇
De acordo com o Ministério da Saúde, a P1 já está em:
Amazonas;
Ceará;
Espírito Santo;
Pará;
Paraíba;
Piauí;
Rio de Janeiro;
Roraima;
Santa Catarina;
São Paulo.
Como será esse jogo de gato e rato das vacinas correndo atrás das mutações?
É provável que o mundo caminhe para uma situação em que a vacina da covid seja periódica (anual?) e reúna variantes mais prevalentes na população naquele ano, semelhante à da gripe.
Claro que isso não vai ser tão fácil, e a ciência vai ter muito trabalho pela frente. Mas é importante visualizar cenários possíveis até para não cair no desespero de que entramos numa pandemia eterna.
Sigam as ótimas considerações da professora Christiane nesse fio: 1)