Encontrado composto químico em Vênus (fosfina) que só sabemos produzir via seres vivos. Ou vamos descobrir uma forma não orgânica de fazer fosfina (mais provável) ou vamos encontrar organismos em Vênus (seria fantástico). Certeza que o @SpaceToday1 solta vídeo sobre :)
Esticando o fio e me corrigindo. Fosfina é bastante feita aqui na Terra por seres vivos. Também pode ser feita por fenômenos geológicos, como acontece nos planetas gasosos. Mas não sabemos explicar porque observaram tanta na atmosfera de Vênus, e isso pode indicar seres vivos.
A maneira como observaram já é fantástica, pelo padrão de interferência da atmosfera. A luz de Vênus que chega até aqui (luz do Sol que passou por lá) tem faixas mais escuras, regiões que certos compostos químicos absorvem. Um deles é fosfina, o que surpreende.
Observar a luz que passa pela atmosfera de planetas é uma ótima forma de saber a composição de gases dela. E buscar por gases que não ocorreriam naturalmente é uma boa forma de achar locais com reações químicas que indicam a vida, como o oxigênio e o metano aqui na Terra.
A quantidade de fosfina lá para causar esse efeito é muito mais alta do que temos aqui na Terra, entre mil e um milhão de vezes maior. E não sabemos um processo geológico que possa fazer isso lá em Vênus. Daí cogitarem que podem ser organismos fazendo isso.
Vênus também reflete menos luz UV que era de se esperar, o que poderia indicar absorção por seres vivos (como as plantas e algas fazem aqui). Tanto a fosfina sobrando quanto a UV faltante acontecem em uma mesma camada de atmosfera que é bem mais aconchegante do que a superfície.
O fato de ser na atmosfera é bem motivador. Essa superfície já pode ter sido mais habitável, inclusive com água. Mas hoje, em parte por causa dos gases na atmosfera, a superfície de Vênus tem uma pressão absurda e é bem quente, a mais de 460 ºC.
Se for um processo biológico, a vida pode ter surgido na superfície de lá e só sobraram os organismos na atmosfera, depois que o planeta esquentou tanto. Não temos organismos que vivem exclusivamente na atmosfera aqui, mas não é algo inconcebível.
Agora é observar mais e melhor para saber se a quantidade de fosfina é concentrada em alguma parte do planeta ou em alguma estação do ano de lá. Os dois indicariam um processo com mais cara de ser biológico. E mandar sondas pra olhar de perto, o mais informativo.
Aqui vai o estudo, que foi liderado pela astrônoma Jane Greaves
nature.com/articles/s4155…
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
