Atila Iamarino Profile picture
Divulgador científico e explicador do mundo por opção contato@atilaiamarino.com.br No Hiperconectado na TV Cultura: quartas às 20h e domingos 12:30
_thiago_ Profile picture Lenia Siren・(Tadpoled) Twitch Streamer・🇮🇪🇧🇷 Profile picture 🅛🅤🅘🅩 🅩🅐🅗🅐🅡 Profile picture Pequeno Buda Profile picture Daniel Filho Profile picture 108 subscribed
Mar 30, 2023 5 tweets 2 min read
Temos novas evidências da origem do novo coronavírus (e da COVID).

Vazamento de lab? Não, origem natural.

Novas sequências de material genético que foram coletadas no mercado de Wuhan mostram o SARS-CoV-2 junto de cães-guaxinim
theatlantic.com/science/archiv… O cão-guaxinim não é nem cão, nem guaxinim. Tá mais próximo de raposas e é um animal que não poderia ser vendido lá no mercado de carnes de Wuhan. E as amostras são de uma coleta feita em gaiolas e no ambiente depois do fechamento do mercado, em janeiro de 2020.
Mar 4, 2023 12 tweets 4 min read
Voltamos a ver um aumento de casos em um período onde já era para estarem caindo. E ainda veremos as hospitalizações dos casos do carnaval.

Acho que é a 1a vez que vemos essa onda dupla com uma variante emendando na outra (BQ.1 e XBB). Segue um fio sobre o que parece diferente. A XBB que circula agora é uma variante ainda mais transmissível da Omicron que há foi vista nos EUA desde o fim do ano passado. Ela surgiu no meio de uma onda de outra variante, a BQ.1, que foi a que causou nossa onda de novembro a janeiro aqui.

Dec 20, 2022 8 tweets 3 min read
Pra quem pergunta o que acontece na China, segue um fio resumo do que expliquei no @XadrezVerbal

Uma população de 1,4bi vacinada ano passado, com vacinas inativadas, agora encontra a variante mais transmissível da COVID até aqui. Verão em 2-3 meses uma versão "branda" de 2020/21 Com o fim da COVID Zero, em poucos dias o vírus já tomou conta dos grandes centros urbanos. A vacina reduz a chance de hospitalização e casos graves. Mas mesmo 10x menos casos graves em uma cidade de 22 milhões de hab. são muitos casos.

npr.org/sections/goats…
Dec 7, 2022 10 tweets 2 min read
Saiu uma compilação de dados da COVID bem interessante para explicar quando e como transmitimos o vírus, além da melhor estratégia de testes e do efeito da vacinação. Segue um fio rápido comentando.
nature.com/articles/s4157… Primeiro comentário que achei legal: testes de RNA como o RT-PCR são tão mais sensíveis que detectam o vírus antes da transmissão e por vários dias depois de a pessoa deixar de ser infecciosa.
Oct 30, 2022 5 tweets 2 min read
Não temos vacinas da COVID pra crianças e bebês e falta vacina para adultos em alguns pontos.

Mas como o governo sabe que vacinar é muito mais seguro e eficaz do que pegar a doença, em novembro tem campanha nacional e não vai faltar vacina… pro gado. gov.br/pt-br/noticias… O Brasil segue sendo exemplo de teste, rastreio de contatos, passaporte vacinal, produção nacional de vacinas e campanhas nacional de vacinação. De bovinos.

Oct 26, 2022 10 tweets 4 min read
"Ah, mas não dá pra falar que o governo* é responsável pelas 700 mil mortes da COVID"

Um número certo, é difícil de estimar mesmo. Mas tem uma parcela aí que dá para inferir. Segue o fio.

*governo, pq presidente não age sozinho Primeiro tem a questão de incompetência vs. plano executado de promover contágio e mortes. O Brasil se enquadra no segundo caso, promoveu mortes intencionalmente, segundo análises como da @Deisy_Ventura, que analisou leis aprovadas e vetadas pelo governo.

scielo.br/j/rdp/a/7WGyph…
Oct 24, 2022 6 tweets 3 min read
Usaram o Amazonas de laboratório.

Também foi onde “testaram” a cloroquina nebulizada que matou e o aplicativo que receita cloroquina pra bebês. E onde fizeram o teste de proxalutinha onde morreu um número absurdo de participantes.

noticias.uol.com.br/politica/ultim… Lembrando que um dos testes conduzidos em várias cidades do Amazonas teve tantas mortes entre quem não recebia tratamento (o que faria a droga testada parecer eficaz) que a UNESCO foi acionada – e os "pesquisadores" sabiam quem era tratado.

g1.globo.com/am/amazonas/no…
Oct 8, 2022 4 tweets 2 min read
Lembra do pessoal indignado com o distanciamento social “pensando” nas pessoas com câncer – e ignorando que quem faz químio tá mais vulnerável à COVID?

Pq não vi nenhum indignado com o corte de quase 20 bilhões do orçamento de combate ao câncer? Não tão preocupados com a vida? Tuíte:  Estava ontem conversando com pessoas que trabalham Chamada de notícia do Estadão:  Governo Bolsonaro corta ve Lembra do pessoal indignado com o distanciamento social “pensando” nas crianças sem escola e sem alfabetização?

Pq não vi nenhum indignado com o corte de quase 80% do orçamento de construção de creches? Não tão preocupados com a educação das crianças? Tuíte:  "Fique em casa" foi um CRIME em larga escChamada de notícia da Folha:  Governo Bolsonaro tira dinhei
Oct 6, 2022 14 tweets 4 min read
Em 2021 comentei que em 2022 a evolução do coronavírus poderia mudar de um aumento de afinidade e transmissão entre humanos para escape de imunidade.
Conclusão desse estudo da Omicron: ela surgiu e evolui sob pressão do sistema imune
nature.com/articles/s4156…

um fio sobre o futuro Em 2022 vimos ondas de casos muito maiores do que em 2020/21, mas com muito menos hospitalizações e óbitos. A doença mudou. Tem quem atribua isso à Omicron, mas onde ela causou a 1a onda de casos, como em Hong Kong, as mortes lembraram 2021. Sinal de que a diferença está em nós.
Sep 27, 2022 8 tweets 7 min read
@otavio_ranzani @AndersonBrito_ @GrafTiago Me parece mais uma questão de pressão seletiva menor – linhagens recentes precisando de menos mutações pra escapar da imunidade – do que vantagem nossa – vacinas esterilizantes. O vírus ainda circula muito bem, felizmente causando menos estrago. @otavio_ranzani @AndersonBrito_ @GrafTiago Tenho me perguntado se uma imunidade imperfeita, como a que temos nas mucosas, ao que tudo indica, não é melhor para selecionar patógenos com escape imune parcial. Que resistem à anticorpos o suficiente para circular, mas não mudam tanto que escapam da imunidade celular.
Sep 13, 2022 8 tweets 2 min read
Tudo indica que estamos entrando em outra baixa da COVID com a imunidade recente segurando o vírus.

Se o comportamento da pandemia se mantiver, devemos ver outra onda a partir de novembro/dezembro. As variantes Alpha, Delta, Gamma e Omicron foram detectadas nesse período do ano.
Sep 7, 2022 9 tweets 2 min read
Parece uma foto simples do jacarezinho mexendo em uma torradeira de brinquedo, mas por trás dela tem uma história bem legal sobre como aprendemos que queria compartilhar em um fio curto. Foto em close de uma mão gorda que parece uma bisnaguinha g Essa mãozinha fofa demais tá segurando uma torradeira de brinquedo que tem na área comum do prédio. Quando descobri esse brinquedo, o jacarezinho ficou fissurado, pq o temporizador faz aquele barulho mecânico de tique tique tique conforme gira e quando termina o brinquedo salta.
Aug 9, 2022 6 tweets 2 min read
Pela primeira vez, testei positivo pro coronavírus. Na TV Cultura, com aquela bandinha fraca da foto da esquerda. Tô sem sintomas e aqui em casa os testes não confirmaram. Mas sigo isolado e vou continuar testando pelos próximos dias. No pior cenário, tem 4 doses pra me proteger. Foto em close da minha mão segurando um autoteste feito na Foto de dois autotestes feitos em casa. Sem marcação na po Enquanto isso, sigo de máscara em casa e vamos testar o pequeno aqui.
Aug 8, 2022 4 tweets 1 min read
Pra quem não viu, falamos sobre padrões estéticos e redes sociais no Hiperconetado. Como podem impor um padrão estético (caucasiano) que começa com filtros e chega a cirurgias. E como elas podem aumentar a diversidade estética trazendo novos padrões e novas referências.
Fio curto Algumas coisas legais: o Wendell Uguetto sabe reconhecer safra e autoria de cirurgias. Ele comentou que em um passeio na praia, por exemplo, sabe quem fez lipo e quando fez, pelo padrão do desenho da gordura na barriga (que foi ficando com mais gominhos).
Aug 8, 2022 4 tweets 2 min read
Cavalos andam na ponta do dedo médio. A parte de fora que vemos do casco é o equivalente à nossa unha. Essa figura mostra bem a relação anatômica com nosso pé – repara a parte que eles encostam no chão.

flickr.com/photos/interne… Figura anatômica do nosso pé e da pata do cavalo disposta adorei a conclusão :D
Jul 15, 2022 4 tweets 2 min read
Barata era vacina paga em paraíso fiscal, urgente era vacina de $1,50 por $15, boa era a CoronaVac que o “John” ia vender por 3x o pago ao Butantan

O ministério fez negociação duvidosa no pior da pandemia enquanto recusava legítimas agora dá essa desculpa para não comprar vacina Tavam dispostos a pagar $30 na CoronaVac que só o Butantan poderia fornecer e custava $10. Mas agora, pra vacinar crianças que estão sem leito de UTI por causa da COVID, a vacina tá cara?

g1.globo.com/politica/blog/…
May 18, 2022 13 tweets 3 min read
África do Sul já está passando pelo pico das novas variantes Omicron. Hospitalizações e mortes ainda devem subir pelo atraso, mas não são de longe como nas ondas anteriores. É um sinal do que devemos ver pelos próximos meses (anos?). Segue um fio. Agora, quando a maior parte da população mundial já se vacinou e/ou teve COVID, boa parte de quem o vírus encontra já teve alguma imunidade. Então, a direção evolutiva dele mudou.
Até aqui o vírus aumentou bastante sua afinidade por humanos (afinal, saiu de um morcego). Agora...
Apr 25, 2022 5 tweets 2 min read
Um olho no peixe e outro no gato com a COVID.

O peixe: estamos na menor média móvel de óbitos, equivalentes a 12/21. A situação só esteve melhor em 04/20.

O gato: a média de casos e óbitos estabilizou. E tem alguns sinais do Brasil que merecem atenção.

Na África do Sul, onde detectaram a Omicron primeiro, internações e mortes nos hospitais voltaram a subir rápido. Os números ainda são baixos, mas vale acompanhar. Pode ser sinal de declínio da imunidade, já que lá os casos foram registrados antes.
Apr 20, 2022 21 tweets 4 min read
Meio atrasado para compartilhar esse ótimo texto do @JonHaidt, mas tô ouvindo pela 2a vez pelas reflexões que traz. Eu vivi essa transformação das redes sociais que iriam melhorar o mundo na Babel atual. Seguem alguns trechos que refletem muito do Twitter
theatlantic.com/magazine/archi… O texto é enorme (a notícia narrada tem 50 minutos) e não necessariamente concordo com tudo. Mas a corrosão da confiança coletiva por conta das redes sociais ressoa muito com o que sinto e me afastou daqui desde 2015 pelo menos.
Apr 12, 2022 11 tweets 3 min read
Pra quem pergunta sobre usar máscaras, ficar em casa, limpar as coisa e afins, um fio do que penso:

1- Qual risco você topa?
Alguns grupos têm bastante risco com a COVID mesmo vacinados (+60 anos) ou não telêm vacina (- de 2 anos). Para estes, COVID é mais perigosa. Eu tenho um filho de 8 meses pro qual ainda não tem vacina no posto. E ainda tem outros vírus respiratórios mandando crianças e bebês pro hospital. Então prefiro não arriscar ambientes fechados com ele, nem ficar sem máscara nesse tipo de ambiente.
Apr 8, 2022 18 tweets 4 min read
Omicron XE, XD, XF... o que esses nomes têm em comum e o mais importante: porque essas variantes não preocupam mais do que a Omicron e o que precisaria acontecer para serem preocupantes?

Um fio sobre a recombinação no coronavírus. Recombinação nos vírus é o nome que damos para quando eles misturam o genoma. É o equivalente ao sexo e à mistura de DNA dos nossos pais que fazemos quando formamos nossos gametas.

No caso dos vírus, isso acontece quando duas linhagens diferentes infectam uma mesma célula.