Não, o crime do passado é ter sido criminoso mesmo, @JoelPinheiro85 - pelos nossos padrões, é verdade, mas frequentemente pelos deles também.
www1.folha.uol.com.br/colunas/joel-p…
Não tenho opinião sobre a mudança de nome da ex-torre David Hume, mas também não entendo o pânico moral. Ninguém está propondo queimar os seus livros ou deixar de estudá-lo.
Mas só escrevi esse minifio por causa da ignorância (muito comum) do último parágrafo: @JoelPinheiro85, o Haiti aboliu a escravidão e condenou o racismo primeiro, graças à ação dos escravizados (e não do Hume ou do Smith), antes do Reino Unido sequer ter abolido o tráfico.
Eu ainda tinha esperança que o @JoelPinheiro85 crescesse intelectualmente porque não achava que esse eurocentrismo e elitismo sejam componentes necessários da sua ideologia, mas não parece ser o caso. Fazer o quê! Abaixo vão minhas respostas.
Se conhece, por que atribuiu a primazia na abolição aos britânicos, comprando seu discurso? Porque eu não consigo entender como Saint-Domingue/Haiti e Reino Unido podem ser considerados parte da mesma sociedade. Se estiver pensando numa “sociedade ocidental”, bem, isso não existe
É de uma condescendência brutal achar que escravizados africanos precisam de ideais ocidentais para valorizar a liberdade. 2/3 dos c. 450 mil escravizados eram africanos. A quase totalidade era analfabeta. E você acha que foi a Declaração dos Direitos do Homem o mais importante?
A rebelião escrava começa em 1791. Muitos escravizados professavam um apreço pela monarquia devido à cultura política centro-africana. Outros - como Toussaint! - lutaram ao lado da monarquia espanhola, percebida como uma aliada útil contra os escravocratas
jstor.org/stable/20078560
A posição antiescravista era minoritária entre os revolucionários (embora existisse): eles foram empurrados pela necessidade militar e pelo exemplo dos próprios escravizados em 1793-4. Como já se escreveu, “as massas de Saint Domingue começam... e as de Paris terminam”.
O segundo fio do debate está aqui. Desde já peço desculpas aos que não consegui responder, porque foram replies demais hoje.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
