@vonderleyen sobre o Estado da União: boas intenções sem medidas concretas ou financiamento e contradições entre discurso e prática. Aspetos positivos: defesa de medidas contra os crimes de ódio, da abolição dos vistos gold e da vacina global contra a Covid
#SOTEU2020
Palavras simpáticas sobre os profissionais e exigência de investimento nos serviços nacionais de saúde, q contrastam com as pressões bem recentes para que Estados-membros como Portugal cortem na despesa com saúde. Se está a falar a sério, convinha avisar as suas equipas técnicas.
Os elogios à contratação coletiva e ao salário mínimo também parecem um pouco estranhos, sobretudo quando vindos da instituição europeia q, num passado recente, pressionou os Estados-membros para desmantelarem os sistemas de contratação coletiva e congelarem os salários mínimos.
A alteração da meta de redução das emissões de carbono para 55% é uma boa notícia que peca por insuficiente. Com efeito, o consenso científico aponta para a necessidade de uma redução de 65%. Mas o pior é que esta revisão em alta da meta é feita sem novas medidas.
Como as medidas já previstas já eram insuficientes, confirma-se a sensação de que a Comissão deposita a esperança nas mãos dos "líderes da indústria" que nos trouxeram até aqui. Além disso, as ONG suspeitam que o novo objetivo vai ser atingido à custa de contabilidade criativa.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
