José Gusmão Profile picture
Economista e eurodeputado do Bloco de Esquerda
Mar 2, 2022 14 tweets 8 min read
COMO SE FAZEM NOTÍCIAS FALSAS

O Parlamento Europeu ontem (1 de Março) uma resolução de condenação da invasão russa e apoio à Ucrânia, que contou com o voto favorável do Bloco. Ontem e hoje surgiram notícias, artigos e publicações de acordo com as quais o Bloco ter-se-ia abstido. Antes de mais, ata da votação abaixo, para que não haja dúvidas. Trata-se da primeira resolução do Parlamento Europeu na resposta à guerra, que condena a invasão da Rússia, defende várias medidas de apoio à Ucrânia de enfraquecimento da capacidade ofensiva da Rússia. BE a favor. ImageImage
Feb 28, 2022 8 tweets 3 min read
Alguns spinners da direita estão a espalhar uma votação do Parlamento Europeu sobre o Programa de Assistência Financeira à Ucrânia realizada há cerca de duas semanas. Como de costume, a votação é divulgada sem mais nenhuma informação, para que ninguém perceba do que se trata. O apoio da UE remonta a 2014 e, a partir de 1 de Setembro de 2017, decorreu no quadro de um acordo de associação. Durante este período houve 5 programas de assistência macrofinanceira.
Jan 13, 2021 16 tweets 5 min read
Marisa e o mito da superioridade da gestão privada na saúde.

Parece estar a causar alguma estranheza o argumento usado pela Marisa no debate mas os dados apontam mesmo nesse sentido, e é preciso estar bastante desatento para não o compreender. Uma sequência (1/16) 👇 As PPPs da saúde foram sempre elogiadas pela direita como sendo modelos de eficiência. Normalmente, esta tese é apoiada em notícias sobre estudos realizados ou pagos pelos próprios privados, embora também aconteça ser apoiada em coisa nenhuma. Atenção às fontes (2/16)
Sep 21, 2020 4 tweets 2 min read
Em jeito de rescaldo, diria que nos separam três questões:
1. As propostas de redução do IRS que o bloco propõe concentram o seu impacto nos rendimentos mais baixos. A proposta de iniciativa liberal faz rigorosamente o contrário. 2. Também por isso, as propostas que o Bloco aprovou na Geringonça beneficiaram rendimentos mais baixos, com perda de receita fiscal mt inferior à que propõe a IL. E, ao contrário da IL, o Bloco fez aprovar medidas de tributação de quem não paga, redistribuindo a carga fiscal.
Sep 16, 2020 5 tweets 2 min read
@vonderleyen sobre o Estado da União: boas intenções sem medidas concretas ou financiamento e contradições entre discurso e prática. Aspetos positivos: defesa de medidas contra os crimes de ódio, da abolição dos vistos gold e da vacina global contra a Covid

#SOTEU2020 Palavras simpáticas sobre os profissionais e exigência de investimento nos serviços nacionais de saúde, q contrastam com as pressões bem recentes para que Estados-membros como Portugal cortem na despesa com saúde. Se está a falar a sério, convinha avisar as suas equipas técnicas.
Jun 25, 2020 5 tweets 1 min read
APROVADO! Fui relator principal do relatório sobre as orientações para as políticas de emprego. Este relatório integra-se no Semestre Europeu e é a base para as famosas recomendações específicas aos Estados-membros. esquerda.net/artigo/aprovad… Essas recomendações, infelizmente têm-se caracterizado por pressões permanentes para a precarização das relações de trabalho. É por isso que é tão positivo, e até surpreendente, que tenha sido possível um apoio tão alargado para orientações diametralmente opostas.
Jun 19, 2020 11 tweets 2 min read
SOBRE O CONSELHO

O #euco reúne hoje no que deverá ser um primeiro confronto sem conclusões. O grupo dos quatro colocará a sua proposta em cima da mesa e o debate centrar-se-á entre a sua proposta (que é nada) e a proposta insuficiente da Comissão. Qual o ponto da situação?
1/10 1. O que temos neste momento com a proposta da Comissão é 100% dívida. Vou repetir: 100% dívida. Os recursos próprios estão fora da proposta. Sem recursos próprios, a dívida agora emitida será paga por orçamentos futuros, ou seja, não há financiamento a fundo perdido nenhum.
Jun 6, 2020 6 tweets 2 min read
Magnífica reportagem da Joana Gorjão Henriques sobre julgamentos sobre violência doméstica, para quem tiver estômago. 3 casos, 3 padrões. 1. A autodesresponsabilização ou desvalorização dos agressores em relação aos seus atos. 1/5

publico.pt/1914308 2. O desassombramento das agredidas, muitas vezes com alguma culpabilização à mistura, a que se juntam os sermões dos magistrados, numa interessante prática de "culpar a vítima". Gostava muito de saber onde é que esta "pedagogia" está prevista no Código Penal. 2/5
Jun 4, 2020 5 tweets 2 min read
NÃO, NÃO ESTAMOS SALVOS

Os dados não deixam dúvidas de que o BCE tem sido decisivo para manter condições favoráveis de financiamento. Mas é o próprio banco central a recordar os seus limites. Sem um estímulo orçamental à altura e a fundo perdido, não se evita nova crise do euro. Image Ora, o estímulo orçamental não está à altura e é bem possível que não seja a fundo perdido (se não forem aprovados os recursos próprios). Acresce que a recente deliberação do Tribunal Constitucional da Alemanha anuncia uma guerra legal sobre as políticas não-convencionais do BCE.
May 27, 2020 10 tweets 2 min read
Primeiras notas sobre o Fundo de Recuperação:

1. O valor relevante são os 500 mil milhões de euros, o que corresponde a um terço da proposta espanhola (que se baseava nas estimativas das instituições internacionais), e metade do que a Alemanha aprovou para si própria. 2. Os 2,4 triliões avançados pela Comissão são a aldrabice do costume, misturando empréstimos e feitiçaria financeira. O financiamento a fundo perdido fica bem abaixo dos mínimos e n é claro que a Comissão tenha assegurado a aprovação em Conselho, a julgar pelos recados deixados.
May 27, 2020 7 tweets 2 min read
Quando falo do Novo Banco, aparecem-me na timeline toda a espécie de pessoas da nossa direita, reais ou imaginárias, bradando de indignação com o rumo que a coisa tomou. Como as redes sociais se prestam pouco ao uso da memória, vai aqui um curto exercício para distraídos: (1/7) A história do Novo Banco começa com a resolução do BES assinada pelo Governo de Passos Coelho: uns Ministros no Terreiro do Paço, outros na praia. A ideia foi tão boa e correu tão bem que, depois da separação entre Banco bom e Banco mau, o Banco bom teve de ser salvo outra vez.
May 22, 2020 4 tweets 1 min read
TAP: Assalto público por pontos
1) A administração da TAP, que não pode garantir quantas semanas mais continuará em gestão, planeia despedir 1700 e vender aviões, tomando decisões estruturais sem qualquer noção do que será o futuro da empresa ou do setor.
sabado.pt/dinheiro/detal… 2) A TAP recebeu estes meses vários milhões de ajudas públicas no lay-off para garantir o emprego dos trabalhadores. Estes apoios são para manter os postos de trabalho e ajudar a empresa neste choque, não para trabalhar para resultados de curto prazo.
May 18, 2020 5 tweets 2 min read
O PACOTE DA BANCA

A Comissão propôs um pacote de desregulação "provisória" do sistema financeiro para responder à crise, pedindo que fosse aprovado rapidamente, reduzindo a capacidade do Parlamento de intervir sobre as medidas. Opus-me e, com os Verdes, impedimos essa tentativa. 1. O pacote é totalmente desequilibrado entre concessões regulatórias e obrigações impostas ao sistema financeiro. Diz-se que o objetivo é fazer chegar crédito à economia real, mas as medidas adotadas não fornecem qualquer garantia a esse nível.
May 16, 2020 4 tweets 1 min read
Gráfico do banco de compensações internacionais mostra bem o que temos pela frente. A importância, na nossa economia, de atividades intensivas em trabalho (turismo e relacionadas) significa que o impacto económico da crise do Covid será forte e duradouro.
bis.org/publ/bisbull16… Image Se somarmos a isto uma histórica dependência do exterior em setores estratégicos, temos mais do q um mero solavanco. A única recuperação económica plausível é voltar para a frente: transição energética e reindustrialização em setores com futuro. Centeno não parece estar para isso
May 12, 2020 9 tweets 2 min read
Mário Centeno tem razão ao afirmar que a resolução do Novo Banco foi "um sucesso". Só se esqueceu de dizer que o sucesso é da Lone Star. Os contribuintes continuam a pagar a garantia que o Estado pôs nas mãos de um fundo abutre. O descaramento tem limites.
tsf.pt/portugal/polit… Para além desta afirmação quase provocatória, Centeno, diz que "Houve falha de comunicação, não houve falha financeira" no Novo Banco. Não sei o que quer dizer isto, mas parece-me outra falha de comunicação. Ficamos com a impressão de que este modelo é para repetir...
May 11, 2020 5 tweets 1 min read
Há poucos meses fiz várias intervenções condenando o facto de a Autoridade Bancária Europeia ter permitido ao seu Diretor Executivo sair diretamente para um lobby da banca. Também apoiei uma queixa à Provedora de Justiça Europeia que nos deu razão nesta matéria. Agora é preciso saber que consequências terá esta decisão da Provedora. Não basta lamentar a decisão. Que consequências retira desta condenação o Presidente da Autoridade Bancária Europeia, ele próprio um ex-quadro do Santander? O que vai mudar na lei Europeia?
May 9, 2020 6 tweets 2 min read
O parlamento europeu vai discutir na próxima semana uma resoluçao sobre o orçamento comunitário e o fundo de recuperação para a crise da covid-19. Serei co-proponente dessa resolução em nome do grupo da Esquerda Verde (GUE-NGL). As minhas prioridades para uma resolução conjunta: - Assegurar um financiamento ao nível da dimensão da crise a que já estamos a assistir.
- Garantir que o financiamento aos Estados se fará a fundo perdido, impedindo que Europa saia desta crise enterrada numa montanha de dívida.
May 6, 2020 4 tweets 1 min read
Em plena crise, boa parte das empresas do PSI-20 decidiu manter a distribuição de dividendos, algumas enquanto rescindiam com trabalhadores precários. Image Na EDP foram distribuídos quase 700 milhões, o equivalente a 10 anos da tarifa social da energia. Na Galp, 318 milhões aprovados pelos acionistas (entre os quais o Estado) enquanto a empresa rescindia com dezenas de trabalhadores precários na refinaria de Sines.
May 5, 2020 5 tweets 2 min read
Um tribunal nacional dá instruções sobre política económica a uma autoridade monetária internacional "independente" (BCE), com a ameaça explícita de desobediência. É assim, meus amigos: a Alemanha faz regras. Cumpri-las é para os países do sul...
jornaldenegocios.pt/economia/polit… Está tudo errado: um tribunal a pronunciar-se sobre política monetária, um banco central que depende de tudo menos das instituições democráticas e uma zona monetária paralisada por bizarrias várias como a proibição do financiamento directo de Estados e financiamento monetário.
May 3, 2020 4 tweets 1 min read
Sobre a entrevista a Marta Temido:
1. É preciso muita pachorra para ser mulher em funções de poder. Independentemente do que se pense politicamente da Ministra, a dualidade de tratamentos e o paternalismo que as mulheres têm de aturar são dignos de outras paragens... ou séculos. 2. É uma pena que a entrevista se tenha perdido em temas irrelevantes (futebol? a sério?) e tenha deixado de lado questões bem mais importantes, como a relação com os privados, questão sobre a qual a ministra se pronunciou recentemente de uma forma que mereceria esclarecimento.
May 2, 2020 4 tweets 1 min read
É uma vergonha. Centenas de pessoas com máscaras juntam-se na Alameda no dia do trabalhador para exigirem direitos em vez de se juntar em transportes coletivos para irem criar mais valia para os seus patrões. Irresponsáveis!
rtp.pt/noticias/econo… * juntarem