Autonomia Intelectual & Militância
A gente aqui da AJS zoa de uns e outros "divugadô da siênçia", mas alguns de nós estão um pouco decepcionados e até meio tristes com a (péssima) situação atual. Gente esperta que perdeu autonomia na hora de pensar.
Então uma breve recapitulação das vantagens de uma boa formação intelectual (que normalmente inclui algum treinamento analítico científico): te permite maior autonomia para compreender, analisar e criticar informações e eventos.
A tradição intelectual Iluminista (e a ciência em particular) pode reverenciar grandes nomes, mas não admite autoridade, não admite manda-chuva. Por princípio, qualquer estudante do Fundamental pode criticar (e potencialmente refutar) Einstein. Não é "Einstein disse, tá dito".
Claro que na realidade muito dificilmente um professor doutor tem alguma crítica pertinente aos trabalhos de Einstein, então não se espera de verdade que estudantes do Fundamental de fato possam "refutar Einstein".
Mas se espera que, com a devida instrução, possam futuramente criticar qualquer um. Porque teriam aprendido a argumentar, seguir evidências, analisar e re-analisar as coisas e a não aceitar manda-chuvas. Os "heróis" da ciência foram aqueles que não baixaram a cabeça: como Galileu
E o que este verdadeiro "pensamento crítico" indica é que ninguém é isento de falar merda, inclusive sobre a área na qual se é especialista. Einstein mesmo disse várias merdas, inclusive em cosmologia e astrofísica.
Mas o militante — ou quem se curva aos militantes — abandona sua autonomia intelectual. Seja por crença legítima nas bobageiras, seja por MEDO de perseguição, "cancelamento", de ser identificado como rude ou algo assim.
E este é um padrão muito frequente entre os "divugadô da siênçia" no mundo todo, inclusive no Brasil. Por de fato crer em idiotices obscurantistas e falaciosas, tais quais "lugar de fala" ou "blablablá estrutural", ou por medo das consequências, abaixam a cabeça pra manda-chuvas.
Se a instrução intelectual, seja científica, filosófica ou o que for, não te permite analisar e criticar algo, mas você precisa chamar manda-chuva e baixar a cabeça, então ou sua formação intelectual é um lixo ou você se vendeu pra militância.
Se vender pra militância não é ganhar grana de partido, de ONG, etc. É ou ser inserido num círculo social que arrebanha consumidores em potencial de sua produção, daí você segue as regras e etiqueta da guilda, ...
... ou temer represálias e se submeter à militância sem ganhos, mas evitando perdas. De uma forma ou de outra, quem se vende deixa de criticar o obscurantismo (por concordar com ele de verdade, por ser oportunista ou por medo) e contribui para que ele fique mais forte.
Aqui a gente tira sarro de Huno e de "mais um vídeo na internet" quando os vemos abandonar a autonomia intelectual e lamber sola de manda-chuva de militância, quando não defende ditadura genocida. Mas é uma situação bastante lamentável...
Quando se compreende a maneira pela qual esta corrupção intelectual (e ética) se infiltra nas instituições e se percebe que não só os meios de divulgação científica, mas as maiores instituições de fomento da ciência e da tecnologia estão tomados por cultistas, ...
... então é de se lamentar que "divulgadores" populares tenham sido seduzidos ou amedrontados pelo culto obscurantista. Sagan, mesmo, advertiu que nossa sociedade é demasiado dependente da ciência para não ter um compromisso franco com ela.
E quem baixa a cabeça pra manda-chuva militante, ou pior, quem estimula que assim seja feito, não tem compromisso com objetividade, empiria e com o projeto científico. Menos ainda com impessoalidade, universidade das capacidades humanas e liberdade/responsabilidade individual.
E o ruim disso é que nossa sociedade DEPENDE destas coisas que estão sendo desdenhadas ou atacadas, não depende de manda-chuva militante, mas do compromisso intelectual que herdamos do Iluminismo.
Mas se Hume foi cancelado "em casa", o que esperar de "divugadô da siênçia" brasileiro, né? Sendo realista, não muito mais do que cagar pelos dedos e sentar na merda, com COLORISMO e tudo...
P.S. : você é "divulgador da ciência" e se sente de alguma maneira coagido, ameaçado, em risco? Teme que ao defender objetividade, empiria, honestidade intelectual isso acabe com seus views ou que te "denunciem" por *ismo ?
— a AJS te oferece o manto do anonimato.
DM pra gente
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
