Diego Tbt Profile picture
Professor | Historiador | Mestrando em Ensino de História (UNIRIO) | Muito Flamengo ❤🖤 | Apaixonado por One Piece ☠

Sep 17, 2020, 19 tweets

O Agente Laranja, usado pelos EUA, foi a arma de mais um dos vários crimes cometidos no Vietnã, o ambiental, até hoje causando impactos na natureza e na vida das pessoas.

Crimes contra a humanidade, contra a natureza e Guerra do Vietnã nessa thread com algumas imagens fortes:🧵

O Vietnã, dividido entre norte (Hanói) e sul (Saigon), tem a interferência dos EUA em seu processo de independência após os "Viet Minh", liderados por Ho Chi Minh, vencerem a França e os expulsarem do país.

Os EUA interferem patrocinando, treinando e enviando soldados para fortalecer Saigon.
O objetivo é anticomunista: derrotar Hanói, Ho Chi Minh e os Vietcongs (anteriormente Viet Minh)

Esforços não seriam poupados. Quando os processos políticos apontavam vitória popular dos comunistas, é dado um Golpe de Estado que coloca Ngo Dinh Diem no poder, aliado aos EUA, o que leva o Vietnã do Sul a um período de autoritarismo e subserviência aos EUA.

Vietnã do Sul e EUA protagonizaram casos que ficaram marcados na história, como o da imagem abaixo: um soldado do norte, já rendido, foi assassinado a sangue frio na frente das câmeras.

Assim como o monge budista que ateou fogo em si mesmo em total silêncio, em protesto.
O Vietnã era quase 80% budista e ainda assim sofreu com graves perseguições religiosas contra expressões de fé que não fossem cristãs. Tudo isso graças ao governo do Sul, alinhado aos EUA.

Os Estados Unidos desenvolveram herbicidas durante a 2ª guerra para destruir plantações do Eixo, o que vai guiar novas pesquisas que vão resultar em quase 80 bilhões de litros de herbicidas jogados no Vietnã, sendo o principal deles o Agente Laranja.

As selvas eram rotas frequentes dos Vietcongs, sendo de difícil acesso para os soldados estadunidenses e de difícil visão para os aviões das tropas inimigas. As armas químicas eram usadas para queimar, envenenar e destruir a natureza vietnamita para dificultar a vida dos inimigos

As armas químicas também eram usadas para entoxicar as plantações de arroz e outras colheitas. Até hoje ainda são encontrados vestígios de contaminação do solo por conta do Agente Laranja.
A diversidade animal foi muito afetada pelas armas químicas, assim como a vegetação.

Quando o primeiro ministro Ngo Dinh Diem(fui no Google ver se escrevi certo) foi assassinado, 20 dias antes do também assassinato do presidente Kennedy, o sucessor Lyndon Johnson intensifica cada vez mais as ações das forças armadas dos EUA no Vietnã.

O massacre de My Lai talvez seja o ato mais covarde conhecido sobre a Guerra. Vindo a público quase 1 ano e meio depois pela imprensa, militares americanos receberam a ordem de, na dúvida, matar todo mundo, sendo bebês, crianças, jovens, mulheres ou velhos. Sim, eles obedeceram!

Mais de 500 pessoas mortas sem oferecer qualquer tipo de resistência. Inúmeras mulheres estupradas.
Corpos de bebês assassinados... Uma chacina! E um dos maiores casos de impunidade já relatados.

William Calley foi o único condenado, mas libertado por Nixon 3 anos depois.

Vale ressaltar que durante a guerra no Vietnã, os Estados Unidos viviam grandes protestos por movimentos como os anti-guerra e por Direitos Civis.
Ironicamente, diziam estar levando democracia e liberdade para o povo vietnamita, enquanto os negros em seu país viviam segregados.

Os negros que lutaram no Vietnã eram discriminados e segregados como se estivessem nos EUA.
O racismo e a desigualdade social eram fatores determinantes para separar quem ia para a guerra e quem se livrava dela. Negros e pobres, em desvantagem, iam "obrigados" à guerra.

Já em 1972, a famosa foto de Kim Phuc retrata os horrores da desumanidade contra o povo do Vietnã.
Pessoas em fuga de um possível confronto entre tropas do sul e Vietcongs em suas vilas, são atacadas por um avião dos EUA com Napalm em suas cabeças, sendo muitas, crianças.

Durante os 20 anos de Guerra no Vietnã, muitos relatos eram sobre a persistência das tropas de Hanói, suas diversas estratégias, uso da natureza e a ferocidade de homens e mulheres que resistiram até o fim enquanto os EUA se afundavam em crises.

Implosões sociais, presidente assassinado, irmão do presidente, também assassinado. Escândalo que culmina em renúncia de Nixon, implosões sociais e diversos movimentos para colocar fim à guerra fazem o conflito no Vietnã se tornarem cada vez mais insustentáveis.

Hanói, resistindo até as últimas tropas estadunidenses se retirarem do Vietnã, prevalecem.
Os Estados Unidos saem derrotados do Vietnã.
Hoje, Saigon se chama Cidade de Ho Chi Minh.

Em tempos atuais ainda são encontrados túneis subterrâneos, assim como minas terrestres ainda estão perdidas e eventualmente ainda podem causar danos.
Ainda assim, o Vietnã vai muito além de uma das maiores manchas da história dos EUA.
É um lugar de vitórias, história e lutas!🇻🇳

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling