Uma das perguntas que mais me fazem é se o lockdown funciona. As pessoas pensam como algo binário, lockdown vs tudo normal. Aí comparam países como se fosse sim ou não. Nenhum país está completamente “normal”. A intensidade das medidas varia e tem muito mais. Segue:
Por exemplo, a polêmica Suécia que muitos colocam no não lockdown. Eles tiveram acertos e erros, como todos os outros. O maior acerto foi entender que a luta é uma maratona e não 100m rasos. Em maio o PM foi claro em dizer que não estava tudo normal google.com/amp/s/www.forb…
Sugiro também a entrevista com Anders Tegnell sobre a estratégia Sueca. Destaco: “it is not going to be a short-term kind of thing, ... we’re going to have to handle for a long time into the future and we need to build up systems for doing that” ft.com/content/5cc92d…
Outros usam 🇫🇷, 🇪🇸, 🇮🇹 e 🇬🇧 como exemplos de que lock down não funciona. A questão aqui é timing, como a progressão é exponencial, 5 dias podem fazer toda a diferença, e nestes países a intervenção inicial veio tarde. Ver painel b abaixo. science.sciencemag.org/content/369/65…
Além disso, não é só distanciamento ou lockdown, tem quarentena de contatos, isolamento de casos, testes e outras medidas para tirar o vírus de circulação. A Coreia do Sul é um exemplo onde isso ajudou. sciencemag.org/news/2020/03/c…
Tem também coisas como as mascaras. Mesmo com uso por apenas parte da população, o impacto pode ser substancial. sciencedirect.com/science/articl…
Mas eu sempre respondo que é mais complexo tentar isolar cada efeito pois eles dependem da dinâmica local. Fechar igrejas pode ter impacto diferente em cidades diferentes, por exemplo. Por isso, não da para falar de lockdown sim ou não... nature.com/articles/s4158…
Ainda assim temos outros aspectos de grande influência como os superdisseminadores. A redução destes eventos é mais simples e pode ter mais efeito que outras medidas. Vide o evento recente do STF. Detalhes aqui:
Como muitos casos não transmitem para ninguém é preciso um grande número de casos para semear o virus. Isso não tem sido valorizado. O controle de viagens com fechamento de fronteiras, quarentena na chegada, testagem e questionários é essencial para controlar a semeadura do vírus
E isso não vale só para países. Uma das grandes falhas dos países continentais foi o não fechamento de fronteiras internas em Brasil, Rússia e EUA. Lembrem que a Austrália e China fecharam.
Em abril comentamos da necessidade de cordão sanitário nas cidades de SP, RJ, Manaus e São Luís. Vale a leitura da importância de fechar fronteiras como N.Y. fez nos EUA e como Austrália e China fizeram.
Neste texto fica clara a falta que uma coordenação nacional fez. Mais um espetáculo de ilustração gráfica do NYT. nytimes.com/interactive/20…
E ainda assim não é tudo. Como estamos muito integrados, até o relaxamento das medidas precisa ser coordenado. De novo, quanta falta faz uma coordenação central nos continentes (nem a Europa fez direito) ou em países continentais como Brasil ou EUA. science.sciencemag.org/content/369/65…
Por isso, quando me perguntam se lockdown funciona eu pergunto qual sua definição de lockdown e qual o cenário alternativo. Porque sim, funciona mas depende de como é feito, por quanto tempo, quais outras medidas implementadas, integração com vizinhos e estratégia de saída.
Porque como tudo na vida, para funcionar tem que ser feito direito.
E também como quase tudo na vida não tem solução mágica. Ou se tem estratégia e plano ou se perde o jogo com movimentos táticos reativos e tardios tentando apagar incêndios.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
