Passamos a semana analisando dados do TSE para trazer essa matéria do @JornalOGlobo deste domingo. Candidatos brancos têm 2x mais chances de serem eleitos vereadores do que negros: 6,4% contra 3,2%. Entre pretos a diferença é ainda maior: 2,1%.
oglobo.globo.com/brasil/candida…
Comparamos a composição racial nas Câmaras Municipais de todas as capitais com a da população desses municípios. Em 25 das 26 capitais há menos negros (pretos e pardos) no Legislativo municipal do que no conjunto da população.
Em João Pessoa (PB), brancos são 44,2% da população e 77,8% da Câmara. Em SP, brancos representam 60,6% dos moradores, enquanto são 78,2% dos vereadores. No Rio, eles são 51,1% da população e 70,6% da Câmara. Basicamente, brancos decidem leis e políticas públicas para os negros.
A questão do financiamento de candidatos negros é central nesse debate. Uma liminar do ministro Ricardo Lewandowski obriga os partidos a dividirem as verbas do fundo eleitoral de maneira proporcional ao número de candidatos negros e brancos inscritos para a campanha deste ano.
Irapuã Santana, articulador da ação aprovada no TSE: "A falta de dinheiro é o principal empecilho para a eleição de negros. Com o maior nº de pessoas negras conseguindo transmitir sua mensagem de modo mais efetivo, maior será a probabilidade de serem eleitos".
Na capa de hoje. Matéria no site.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
