Eu sempre me pego pensando em como os protestantes acolheram como "escolhidos" líderes que parecem não representar nenhum dos valores que se aprendia em escola dominical. Da óbvia vulgaridade, passando pela apologia explícita da violência, além da promiscuidade assumida.
A explicação mais simples: tudo o que se prega não interessa quando a questão é poder político. Ok, mas isso explica a adesão dos líderes e não exatamente a adesão dos fiéis. Para a maioria dos fiéis o valor está na experiência religiosa e na comunidade da igreja.
Líderes como Trump e Bolsonaro não representam nenhuma "retidão moral" ou "grandeza" - entendam bem as aspas. No caso brasileiro o bolsonarismo não é uma reedição do malufismo mas uma degeneração deste. A hipótese é que tudo se finda na política do inimigo.
Diante do aspecto claramente contraditório desses líderes, resta aí um aspecto que veio primeiro de círculos pentecostais e depois se espalhou para o resto do protestantismo nas Américas: a mentira.
ehvarzea.wordpress.com/2019/02/25/o-e…
Quanto piores os líderes protestantes e seus aliados se tornam, mais as mentiras são necessárias para que o "inimigo" seja identificado com o próprio diabo - que aliás, é chamado dessa forma nos púlpitos. E se a oposição aos líderes é O MAL, qualquer coisa coisa é permitida.
Eu passei os últimos meses encucado em como pastores e figuras políticas da direita podem cometer qualquer coisa criminosa, ilícita ou especialmente imoral aos olhos do protestantismo. Para os fiéis, isso não desqualifica os evangélicos e não desqualifica a direita.
Ao mesmo tempo, os supostos "inimigos" que pastores e políticos elegem são desqualificados segundo critérios que, quando não são desonestos, são absolutamente ficcionais, delirantes, baseados em lixo conspiracionista.
Talvez o ponto de sinergia entre essa reformulação do fascismo e o vácuo pós teologia da prosperidade seja isso: a mentira. Mentir com impunidade é uma forma de poder, especialmente quando se tem a capacidade de reverberar e repetir as mentiras ad infinitum.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
