Carapanã Profile picture
Cronista do Armagedom. Fui host do @viracasacas https://t.co/uCbpsEu5yI Deixei meus textos no Substack https://t.co/QiN8PN9y1H
12 subscribers
Aug 4 7 tweets 3 min read
Uns vagabundos nazistas estão incendiando o Reino Unido com a ajuda preciosa do rato que é dono dessa rede social. Estão ameaçando incendiar um local que abriga refugiados.
Jul 26 10 tweets 3 min read
Vou pegar esse fio da meada aqui pra comentar essa sensação do nerdola de que "a lacração destruiu/piorou/arruinou a vida dele". Essa é uma reclamação absurdamente comum nesse universo masculino dos caras que estão hoje na faixa dos 30-40 anos. Esse tipo de opinião é um combustível incrível para uma "indústria do ultraje" que alimenta canais nas redes sociais e gera muito dinheiro pra gente que se presume a comentar cultura pop - e frequentemente estão ligados ao universo mais amplo das direitas na internet.
Image
Image
Jul 16 6 tweets 2 min read
Resumo: o cara que atirou no Trump era um jovem, de classe média, tímido, filiado ao partido republicano, descrito pelos colegas como conservador e obcecado por armas e que foi expulso do clube de tiro do colégio (pois é) por ser ruim - e também por colocar os colegas em risco. É o perfil do maluco que volta e meia entra armado na escola e assassina crianças e adolescentes a sangue frio. E cada vez que alguém aponta que isso é um problema de saúde e segurança pública vem alguém choramingar sobre "liberdades".
Apr 18 4 tweets 2 min read
A memória da gente não anda lá essas coisas, mas eu sabia que conhecia esse deputado trumpista, o Jim Jordan, de algum lugar.

O cara é acusado de encobrir um escândalo de abuso sexual na Universidade de Ohio, quando era técnico de um time de luta livre.

en.wikipedia.org/wiki/Ohio_Stat… O médico do time abusou sexualmente de mais de 100 alunos durante vinte anos e vários funcionários do time de esportes da universidade, inclusive o conservador Jim Jordan são acusados de encobrir os abusos e proteger o médico.
abcnews.go.com/US/rep-jim-jor…
Apr 12 4 tweets 1 min read
Eu devo parecer disco quebrado mas vamos lá: existe uma gramática na grande imprensa que continua diluindo o que a extrema-direita faz. A extrema-direita não está conjecturando sobre os limites da democracia liberal, ou sobre as ações do judiciário ou coisa que o valha. Os caras estão AVISANDO, para quem quiser ouvir, que VÃO DAR UM GOLPE DE ESTADO. E quem não quiser ouvir pode ASSISTIR ÀS AÇÕES deles em diversos momentos. Só não conseguiram porque não houve adesão massiva da caserna e embarque dos EUA.
Apr 10 5 tweets 1 min read
Uma das coisas mais incríveis na normalização da extrema-direita é como a imprensa hegemonica frequentemente relativza o literal, o óbvio e o explícito. Bolsonaro fala em "dar golpe" desde a década de 1990. Bananinha falou que ia fechar o STF em 2018 num ambiente público. As ações da claque bolsonarista para que um regime de exceção seja implantado no Brasil foram públicas notórias. As faixas, as falas e as manifestações mostaram isso. A reação às políticas sanitárias durante a pandemia foi clara, cristalina e com consequencias nefastas.
Apr 7 8 tweets 2 min read
Ano passado o Kiko do Foguete fez EXATAMENTE A MESMA coisa nos EUA. Chamou algum otário formado em jornalismo para apurar discussões entre funcionários do Twitter no slack da cia. A ideia era a mesma: vender a narrativa de "perseguição" aos conservadores dos EUA. Musk mentiu INÚMERAS vezes sobre a real natureza do que ele pagou gente para expor. Inventou que as eleições de 2020 nos EUA teriam sido fraudadas e, na sua exposição, omitiu que a maioria dos pedidos de retirada de conteúdo eram nudes do filho do Biden...
nymag.com/intelligencer/…
Jan 29 9 tweets 2 min read
Tem uma coisa interessante nesse esquema de espionagem articulada pelo cabeça de Funko Pop: as hipóteses levantadas na espionagem de autoridades públicas e figuras da oposição parecem super fantasiosas e absurdas. Cabe pensar se a ideia não seria criar uns "fatos alternativos". Os caras estavam grampeando telefone e vigiando mais de 30 mil pessoas. Além das inúmeras vantagens da espionagem, inclusive na campanha eleitoral, se tinha material ali para inventar qualquer coisa. Aí vêm as perguntas: esse esquema foi suporte para perseguição de jornalistas?
Jan 20 4 tweets 1 min read
As grandes cidades brasileiras foram abandonadas, sua infraestrutura loteada pelo empresariado parasitário, a população abandonada, a criminalidade narco-miliciana de mãos dadas com as direitas. Esse esforço pra levar as eleições municipais pra mentiras e pânico moral tem método. As direitas conseguiram em pouquíssimos anos destruir as poucas coisas que funcionavam, sucateando e privatizando a torto e à direito pra agradar os amigos mamateiros. Não tem UMA grande cidade gerida pelas direitas nos últimos anos que pode apontar qualquer melhoria.
Sep 16, 2023 6 tweets 1 min read
De todas as "análises acertadas" sobre o 8 de Janeiro, definitivamente a mais burra é essa de que é diferente do ataque ao Capitólio por "não ter objetivo". Todo mundo assistiu aos bolsonaristas organizados, junto a militares e empresários pra tentar anular as eleições. Toda a campanha de desinformação envolvendo voto eletrônico foi organizada visando permitir que Bolsonaro fraudasse o processo e, em último caso, evitasse a legitimação da vitória de Lula.
Jul 29, 2023 9 tweets 2 min read
Dá pra escrever um livro inteiro só sobre essa espécie de arrogância de um certo liberalismo contemporâneo. Os caras traçam toda a discussão em princípios políticos abstratos, sem qualquer assentamento na realidade. O Brasil, como quase todo país da América Latina, tem uma elite agrária extremamente violenta. Os massacres de camponeses e indígenas são frequentes e marcam nossa história. Essa elite agrária gosta de se misturar ao "produtor" mas enriquece através do roubo de terras.
Jun 8, 2023 23 tweets 4 min read
Sobre 2013.

Eu vivia no interior na época. Não frequentei nenhuma grande manifestação e acompanhei a maioria do que aconteceu através de posts de amigos, políticos e ativistas no Facebook. O que eu vou escrever a seguir é uma análise bastante pessoal. Eu cresci acreditando que grandes manifestações de rua era muito importantes. Fui muito entusiasta do Movimento por Justiça Global que ia botar pra quebrar a cada reunião do Fórum Econômico Mundial. Minha visão política foi muito moldada pelo anarquismo/autonomismo dessa época.
May 29, 2023 4 tweets 1 min read
Nayib Bukele destruiu a independência judicial e Estado de Direito em El Salvador. Quer concorrer à reeleição consecutiva, apesar de existir uma proibição constitucional clara. Prendeu opositores e aparelhou a Suprema Corte do País. Ele é descrito pela imprensa nacional assim: El Salvador: O presidente '... Eduardo Bolsonaro elogiou o autogolpe de Bukele como modelo para o que a família queria implementar no Brasil. Como Bukele não defende nenhuma política que parece ameaçadora ao patronato e as elites brasileiras sobram palavras doces e inocentes pra descrevê-lo por aí...
May 25, 2023 12 tweets 2 min read
Muitas opiniões de 1 milhão de reais sobre o que aconteceu ontem e tem umas tão ruins que eu resolvi oferecer meus dois centavos. Vamos começar pelo óbvio: a agenda anti-indígena e anti-ambiental é um reflexo de um Congresso cada vez mais conservador. As bancadas BBB (Boi, Bala e Bíblia) funcionam em sinergia desde pelo menos o primeiro governo Dilma e, desde então, ganharam em influência, poder, dinheiro e votos. Bolsonaro foi um ídolo pra ele porque vocalizava todo seu atraso e funcionava quase como um garoto propaganda.
May 2, 2023 4 tweets 1 min read
Essa lição aqui também é muito importante. Na União Europeia não há esse jogo desonesto como estamos vendo no caso brasileiro. Ali eles dialogam com o Estado e Governo. Aqui se aliaram a quem tentou fraudar eleições e dar golpe. E agora a gente tem que ler o pessoal da "análise acertada" associando o projeto ao PT e ao governo Lula como se tivesse sido ma iniciativa do governo e do partido e não um projeto de lei escrito e emendado por um monte de gente.
May 2, 2023 4 tweets 1 min read
A essa altura do campeonato, depois dos acontecimentos dos últimos dias, alguém acha que as maiores empresas de informação do mundo estão "participando de um debate"? 🤡 Claro que a empresa pode ser contra qualquer coisa e deixar isso claro. O que tá acontecendo é algo muitíssimo diferente. Estão burlando as próprias regras e fazendo um lobby abusivo contra um projeto de lei que, basicamente, vai fazer com que elas precisem ter moderação efetiva.
Apr 30, 2023 4 tweets 1 min read
Pra uma coisa essa última semana serviu bem: mostrar como a "ideologia californiana" das BIG TECHS é perfeitamente alinhada com os interesses da extrema-direita e das bancadas mais retrógradas do mundo.

A maneira como elas se juntaram para mentir sobre o PL 2630 foi didática. Também serviu para mostrar como, ao fim ao cabo, são os diminutos bilionários do Vale do Silício os responsáveis por comandar o que você vai ou não vai saber. Se é verdade ou se é mentira pouco importa, desde de que coloque mais dinheiro no bolso dessa casta.
Apr 29, 2023 5 tweets 1 min read
Dois centavos sobre "o caso da capivara": tá cheio de gente usando vídeo de animal selvagem, inclusive traficado, pra render cliques e fazer dinheiro. É um problema real e uma discussão em vários países. Não é sobre um cara da roça que criou uma capivara contra o IBAMA não. Existem organizações sérias que abrigam animais que não são capazes de se readaptar na natureza e são tocadas por voluntários e gente que entende do riscado. Se você gosta de ver vídeos de animais, várias delas produzem conteúdo.
Apr 28, 2023 4 tweets 2 min read
Steven Crowder foi durante muito tempo o influenciador mais popular da direita americana. Fez milhões de dólares perseguindo minorias e berrando contra feministas no seu canal. Aqui ele aparece berrando contra sua mulher grávida porque ela quer usar o carro pra fazer compras. É quase como se esses malucos que ficam esperneando a favor da "família tradicional" estivessem advogando em prol de um poder que permite abusar de mulheres e crianças com total impunidade.
Apr 27, 2023 5 tweets 2 min read
"A crítica à objetividade jornalística não se refere ao abandono de métodos e técnicas, mas sim a como esses métodos e técnicas foram usurpados, inclusive para ameaçar a democracia."
intercept.com.br/2023/04/26/mil… "A Folha aborda os perigos da direita populista para o jornalismo, cita Trump e Bolsonaro e mostra como ambos fustigaram “pontos basilares da democracia”, como a soberania do voto popular e o respeito às minorias."
Apr 26, 2023 5 tweets 2 min read
É quase como se ele não dependesse da mentira na sua produtiva carreira como promotor. Inclusive, um bom exemplo pra ver o tipo de coisa que a patota dele fazia é o caso do Reitor Luiz Carlos Cancellier. Ele foi preso injustamente, tratado com brutalidade porque a patota do Deltan era guiada por teorias da conspiração dignas de tia do zap.
intercept.com.br/2022/01/18/dal…