Luiza Caires - jornalista de ciências Profile picture
Editora de Ciências do Jornal da USP #SciComm 🏳‍🌈 ela/a

Sep 20, 2020, 6 tweets

Pesquisas já apontam que a poluição do ar pode aumentar a suscetibilidade ao coronavírus.

Assim, a fumaça dos incêndios na Costa Oeste dos EUA pode deixar milhões de pessoas mais vulneráveis.

E aqui no Brasil, é claro, também 👇

Mas qual a relação da poluição que vemos pela janela e a covid? Poluição está muito ligada a doença cardiovascular. E um dos maiores fatores de risco para covid é doença preexistente. Só por isso já sabemos que a poluição⬆️riscos, embora a relação direta esteja sendo estudada (+)

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard descobriram que pessoas com covid-19 tinham maior probabilidade de morrer se vivessem em região com altos níveis de poluição atmosférica/material particulado.

Outros estudos mostraram conexão semelhante.
projects.iq.harvard.edu/covid-pm

Sobre o material particulado:

Business Insider: Fumaça de incêndio florestal deve deixar milhões de pessoas mais vulneráveis ​​à gripe e ao coronavírus neste outono

businessinsider.com/wildfire-smoke…

G1: Céu da cidade de São Paulo é afetado por fumaça de incêndios; qualidade do ar cai e pode haver chuva escura
g1.globo.com/sp/sao-paulo/n…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling