O ministro Marcos Pontes termina sua apresentação dizendo que o Acordo de Paris está sendo cumprido pelo Brasil. Nem aqui e nem na lua, ministro.
O representante do ministério da Justiça confirmou que o governo contratou a empresa PLANET, dos EUA, para fazer o monitoramento que o INPE já faz de graça e com transparência. Esse é o retrato explícito do patriotismo subserviente do governo.
General Heleno afirma que incêndios na Amazônia tem origem em causas naturais. Cita que existem polêmicas no debate sobre mudanças climáticas. O governo não tem nenhuma vergonha em explicitar sua postura anticientífica. É um show de horrores.
O ministro Salles fez uma apologia ao etanol brasileiro. No entanto, mesmo com a grande quantidade produzida no Brasil, principalmente agora em função da diminuição do consumo em razão da pandemia, o governo escancarou o mercado brasileiro para o etanol americano.
A ministra da Agricultura recorre ao Plano Agricultura de Baixo Carbono para destacar a sua importância econômica e ambiental. Só esquece de reconhecer que a contribuição do país poderia ser bem maior se o plano fosse prioridade e recebesse maior suporte financeiro.
Só para se ter uma ideia do distanciamento entre a retórica e a prática, o principal programa de crédito rural, o Plano Safra, que contará com R$ 236 bilhões para os anos de 2020/2021, destinou apenas 14% para os pequenos produtores e somente 1% para o Plano ABC.
O Plano ABC contribuiu para que as emissões de CO2 oriundas da agricultura fossem reduzidas entre 100 e 154 milhões de toneladas, entre 2010 e 2018, graças à implementação de novas tecnologias em áreas produtivas.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
