Como é um controle de COVID bem feito? Segue fio com estudo de rastreio de contatos de mais de mil pessoas (quase 1/4 dos casos!) em Hong Kong, que mostra que quase 70% das pessoas não passaram vírus pra ninguém. Só 20% dos infectados (mais jovens) causaram 80% das transmissões.
O estudo acompanhou 1038 dos 4711 casos de coronavírus diagnosticados em Hong Kong até 25 de agosto. Muitos casos vieram de fora e não seguiram. E a maior parte da transmissão aconteceu em grupos (clusters) onde teve aglomeração longa, espaço fechado e fala alta.
Como o @otavio_ranzani mostra aqui, 3 bares e um casamento tiveram os maiores grupos de transmissão. Outros casos esporádicos se espalharam em casa ou no trabalho, mas não foram eventos de transmissão pra muita gente.
Sem querer, ainda mostram que a sociedade pode continuar funcionando apesar de um controle forte da COVID. Bares e casamentos não são atividades essenciais que inviabilizam a sociedade se fecharem. Enquanto a transmissão em transporte e trabalho foi bem menor e não formou grupos.
Hong Kong fechou fronteiras, testa quem entra e impediu aglomerações. Esses poucos eventos dão uma pitada do que a pandemia lá poderia ser se não tivessem tomado essas medidas. A maioria dos casos acontecerem em casa e não ter muita transmissão mostram o efeito do isolamento.
Tanto é o caso do isolamento funcionar que sempre durante o estudo a medida de espalhamento do vírus (o R) ficou abaixo de 1. Eram casos entrando, um pouco de espalhamento que foi rastreado e o surto sendo contido com o isolamento de doentes. Um sonho.
nature.com/articles/s4159…
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
