Luiza Caires - jornalista de ciências Profile picture
Editora de Ciências do Jornal da USP #SciComm 🏳‍🌈 ela/a

Sep 21, 2020, 11 tweets

Mini-Robôs invadindo seus vasos sanguíneos e circulando pelo seu cérebro...

Ficção? Tem gente trabalhando nisso! 😱

Cientistas criam primeiros robôs microscópicos com componentes semicondutores, que podem caminhar e ser controlados com sinais eletrônicos padrão.

Siga o fio 👇

A ideia é que um dia, no futuro, esses micro-bots possam viajar pela corrente sanguínea e tecidos humanos para, por exemplo, suturar vasos sanguíneos, ou mesmo rastrear o cérebro e diagnosticar doenças (+)

Os robôs, desenvolvidos em estudo liderado pela Cornell University, têm mais ou menos o tamanho de um microorganismo como o paramécio - de 40 a 70 mícrons de comprimento (um mícron é um milionésimo de um metro). (+)

Cada robô consiste em um circuito simples feito de silício - que funciona essencialmente como o tronco e o cérebro - e quatro atuadores eletroquímicos que funcionam como pernas. (+)

Os pesquisadores controlam os robôs emitindo pulsos de laser em diferentes sistemas fotovoltaicos, cada um deles carregando um conjunto separado de pernas. Ao alternar o laser para frente e para trás, o robô caminha.

Os robôs operam com baixa voltagem (200 milivolts) e potência (10 nanowatts), mas são bastante robustos.

Podem ser fabricados em paralelo: cerca de 1 milhão de bots cabem em um wafer de silício de 4 polegadas. (+)

Por enquanto, eles vão servir de modelo para que sejam construídas de versões ainda mais complexas utilizando inteligência baseada em silício, que possam ser produzidas em massa para aplicações diversas na pesquisa e na saúde (+)

Os pesquisadores querem equipar os robôs com eletrônicos complexos e computação a bordo - tecnologias que podem um dia resultar em enxames de robôs microscópicos passeando e reestruturando materiais; suturando vasos ou enviados em massa para rastrear grandes áreas do cérebro (+)

Fio com informações e imagens do release da Cornell University.

Artigo científico:
nature.com/articles/s4158…

E se você gostou desse fio, dá um RT!🤓

Isso aqui é protótipo do protótipo³, viu gente? É incrível pensar que estamos caminhando nesta pesquisas. Mas ainda demora bastante.

Quem viver, verá 🤖🤖🤖

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling