Fiz essa análise antes das DFs do 2o trim. e ficou parada, mas ainda está atual. É uma análise didática do setor educacional na bolsa. Não é recomendação de compra, uso para fins didáticos. As empresas analisadas foram: $COGN, $SEER, $ANIM e $YDUQ (ticker difícil de memorizar).
Primeiramente, não é um setor que me sinto confortável para investir (e complexo). O setor todo foi impactado fortemente em dois momentos (tirando especificidades de cada Cia). O primeiro impacto negativo foi quando o Governo Dilma decidiu cortar o FIES pela metade em 2015.
Quase todas as Cias tiveram seus preços ladeira abaixo (quase 50% de queda em alguns casos). Depois em 2016 veio mais cortes do MEC e a incerteza dos pagamentos dos financiamentos por causa da crise econômica, ou seja, o setor era (ou ainda é em partes) fortemente dependente
de financiamento de parte de seus alunos pelo Governo Federal. Isso forçou as Cias a inovarem e a buscarem novas formas de atrair público e manter as mensalidades em dia. Todavia, ao longo dos anos algumas descontrolaram o endividamento e o desempenho foi caindo gradativamente.
O segundo impacto foi a Pandemia da Convid-19. Vejam como os preços das ações se comportaram ao longo do tempo. Em termos de retorno acumulado entre parênteses, a COGN3 apresentou o menor retorno entre 02/01/2014 e 17/09/2020 (claro, esse valor é diferente para cada pessoa).
Após a declaração da transmissão comunitária da COVID-19 pelo MS em 20/03/2020, apenas a ANIM3 trouxe retorno acumulado superior ao que o IBOV gerou.
O crescimento das Receitas (trimestres comparativos) mostra diferentes tendências entre as empresas. Além disso, o setor tem realizado muitas aquisições ao longo dos anos. Em termos de Receita líq., $SEER e $ANIM são as menore, e $COGN e $YDUQ3, as maiores.
Durante o período 31/12/2016 a 31/03/2020 a companhia que apresentou maior consistência do ROE foi a SEER3 e a YDUQ3 e COGN3 caindo ao longo do tempo.
Quando olhamos p/ o ROIC, os números mostram que a SEER3 e a YDUQ3 são as mais eficientes na geração de lucro sobre o capital investido. Ao longo do tempo, a ANIM3 e a COGN3 foram perdendo eficiência.
O índice Preço/Valor Patrimonial mostra que as Cias, em geral, negociam acima do seu valor patrimonial, mas com espaço p/ crescer mais, principalmente, passando a pandemia e o ensino remoto se tornar costume no BR (em alguma medida). O setor é altamente desafiado nesse período.
O múltiplo Enterprise Value/EBITDA mostra que as cias estão próximas, exceto em alguns trimestres específicos, quando uma ou outra se comporta diferentemente. Eu, particularmente, não gosto de usar esse múltiplo ou P/E para avaliar empresas (no máximo comparar).
Sugiro cada um fazer seu FCD e/ou RIV depois com calma para entender melhor a geração de caixa das empresas e/ou ler os relatórios dos analistas com os target prices.
Em relação à dívida líquida/EBITDA, esse controle ajuda as Cias a não quebrarem covenants de dívidas e deixá-las mais estáveis e com maior capacidade para realizarem aquisições ou se endividarem no futuro.
Novamente, essa é uma análise didática. Não é recomendação de compra das Cias ou qualquer coisa do tipo. Sugiro cada um realizar sua própria análise para decisão de investimento. Espero que essa simples análise ajude um pouco a entenderem uma parte do processo de #valuation
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.