As mentiras que @jairbolsonaro conta na #UNGA #UNGA75 tentam tirar a atenção das suas reais intenções: o projeto de lei que abre terras indígenas para mineração pode representar quase 20 anos de desmatamento na Amazônia e agravar a crise climática global observatoriodamineracao.com.br/pl-de-bolsonar…
Veja o vídeo em que falamos sobre o estudo publicado por @usponline + @ufmg + @socioambiental
Caso aprovada, a proposta pode causar a perda de 160 mil km2 de floresta na Amazônia, área maior que a de países como a Inglaterra. Considerando 2019, que registrou 9 mil km2 de desmatamento, isso significaria quase 20 anos de destruição de mata nativa causado por um único PL.
Além disso, a proposta também causará prejuízo de US$ 5 bilhões de dólares anuais em serviços ecossistêmicos, considerando apenas a produção de alimentos, a extração de madeira e borracha de modo sustentável, a mitigação de gases do efeito estufa e a regulação climática.
Mais de 200 povos indígenas que vivem nesses territórios seriam afetados. A diferença entre a aprovação ou não do PL é de pelo menos 20% a mais da destruição ambiental projetada, considerando um impacto de 70km a partir de cada mina, uma estimativa conservadora, diga-se.
Bom lembrar que instalar toda uma estrutura de exploração minerária em áreas remotas com vegetação nativa preservada sem dúvida impactaria bem mais do que 70 km em cada mina. Cavas, processamento, barragens, transporte...a destruição tende a ser ainda pior do que o projetado.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
