Atila Iamarino - atila.bsky.social Profile picture
Migrando pro Bluesky e deixando de seguir quem já está lá. O selinho azul foi colocado sem o meu consentimento. contato@atilaiamarino.com.br

Sep 22, 2020, 6 tweets

Meses atrás falei do estudo que modelava duração da COVID sem vacinas. Agora saiu um estudo grande da dinâmica da COVID com vacinas e vários cenários de imunidade. Só ficamos livres se a imunidade e a vacina forem totalmente protetoras. Segue fio rápido.

science.sciencemag.org/content/early/…

O mais provável é que a imunidade dure uns 2 anos e mesmo a(s) vacina(s) não seja completamente protetora. Então teríamos um cenário como B ou C da figura do tuíte anterior, com surtos secundários aparecendo depois de 1 ou 2 anos. E máscaras e isolamento pelo menos no inverno.

A imunidade dos outros coronavírus do mesmo grupo dura por volta de 2 anos. E pra outros vírus respiratórios como influenza e RSV não temos vacina ou a vacina tem proteção parcial. Daí os cenários com outras ondas serem prováveis.

Também testam a possibilidade das pessoas não se vacinarem, já que pelo menos nos EUA 30% dizem que não querem se vacinar. O resultado é que mesmo se a vacina for bem protetora, o vírus continua circulando. Mais motivo pro cenário de volta do vírus.

As perguntas cruciais pra saber qual caminho teremos ficam por conta da nossa imunidade: Podemos pegar de novo?Transmitir? A 2ª infecção é mais grave ou mais leve? Quão protetora será a vacina? Só temos como descobrir com tempo e com testes pro vírus e pra imunidade em paralelo.

Aqui no BR, Manaus é uma boa sentinela. Se tiverem surto de novo, com 66% de “curados” segundo estimativa, a reinfecção começou a rolar e é comum. Mundialmente, Suécia tb é um bom canário de mina. Se em mais um ano ou dois tiverem outro surto grande, apostaram e perderam.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling