Sem Spoiler Profile picture
Só falamos de livros o dia inteiro. 📧 contato@semspoiler.com

Sep 22, 2020, 10 tweets

Em tempos de crise, cuidar da saúde mental é mais importante do que nunca. Conversar na terapia sobre nossas emoções, frustrações e dilemas nos ajuda a entender quem somos e seguir em frente.

Nossa indicação de leitura de hoje trata disso. Segue o fio! 🧶

Lori Gottlieb é terapeuta. Diariamente, ela lida com os mais diferentes casos: de um homem que acha que todos ao seu redor são "idiotas" a uma mulher que acabou de descobrir um câncer raríssimo. Ela os escuta e procura entender de onde vem suas dores.

Mas quando seu namorado, de repente, decide que não pretende mais casar com ela e vai embora, Lori fica desolada. Então, recebe um conselho de uma amiga, que diz: "talvez você deva conversar alguém". Por isso, ela procura um terapeuta para compreender suas próprias questões.

E o que era apenas um "problema passageiro" logo se revela muito mais complexo do que ela imaginava. Entre sessões com os próprios pacientes, sessões com seu terapia e reflexões sobre a vida de todos nós, Lori Gottlieb fala de saúde mental e a importância de sermos ouvidos.

Mas por que ler "Talvez você deva conversar com alguém"?

A própria autora explica: "Por mais que hoje, como sociedade, sejamos abertos em relação a assuntos antes privados, o estigma que envolve nossas dificuldades emocionais permanece espantoso."

É preciso vencer o tabu que nos impede de falar sobre saúde mental. E o livro mostra como a terapia causa essa mudança, ao fazer com que admitamos nossos medos e reconheçamos nossas emoções.

Quer alguns exemplos?

Já se pegou bisbilhotando em alguma rede social alguém que te fez mal?

"Muitos dos nossos comportamentos destrutivos nascem de um vazio emocional, que clama por algo que o preencha", explica a autora ao falar sobre seu vício em stalkear o ex-namorado na internet.

Ou, quem sabe, você nem descobriu o que te deixa para baixo na sua rotina?

"[...] para a maioria de nós, o maior problema é não saber qual é o nosso problema. Ficamos batendo na mesma tecla: Por que faço o tempo todo exatamente aquilo que me deixará infeliz?", escreve.

Quer dizer que a terapia vai curar todos seus problemas?

Não. "[...] a terapia tem a ver com entender o indivíduo que você é. Mas parte de entender a si mesmo é desconhecer a si mesmo, abrir mão das histórias limitantes que você vem se contando sobre quem você é [...]"

Se você já faz terapia, esse livro com certeza vai ser seu futuro tópico em uma das sessões. Se não faz ainda, mas tem condições, quem sabe ele não te incentive a buscar ajuda profissional?

"Talvez você deva conversar com alguém" está com 30% de desconto: amzn.to/3cpd3Wp

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling