Tiago dos Santos Rodrigues Profile picture
Boca do Inferno

Sep 23, 2020, 6 tweets

Eu tenho um esboço de critério.

Quando o sujeito enuncia dado falso sobre algo do mundo objetivo e no qual a verificação da veracidade está ao alcance de qualquer outro sujeito, sem que se exija "interpretações", ele mente.

Se o Bolsonaro tivesse dito: "pagamos uma ótima quantia de auxílio emergencial", aí se exige que se interprete o "ótima quantia", pois não é algo "dado" no mundo, exige esclarecimento.

Pode-se achar que 600 reais não seja "ótima quantia", há quem pense que seja "boa", e há quem defende que seja "insuficiente". Cada qual deverá se justificar. Nesse caso, portanto, embora eu pense que 600 reais não seja "ótima quantia", eu diria que o Bolsonaro "exagerou".

Mas não foi isso o que ocorreu. Ele falseou deliberadamente uma informação do mundo que não NÃO ÉSTÁ SUJEITA A INTERPRETAÇÕES. Se foram pagos 600 reais ou 1000 dólares não é algo sujeito a interpretações. É dado facilmente constatável.

É dado objetivo do mundo, independente do que qualquer um pense, foram 600 reais a quantia depositada aos beneficiários.

É diferente de o Lula dizer que é inocente e o lixo do Moro dizer que ele é culpado, uma vez que há margem para uma posição e margem para a outra posição.

É isso. Fica aqui o esboço de critério.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling