Paulo Lotufo Profile picture
Professor of Medicine, University of Sao Paulo; Internist &Epidemiologist, Babyboomer; Palmeiras/Red-Sox/Pats/Celtics/ Bruins/Osasco fan, and Anti-Fascist.

Sep 24, 2020, 11 tweets

MORTALIDADE #1 Para explicar o excesso de mortalidade é necessário conhecer o sistema de mortalidade, e antes disso o que é de fato “morte”. Uma definição simples de morte é “ausência de atividade elétrica”, mas a causa básica pode ser outra. Alguns exemplos

MORTALIDADE #2 Alguém que se acidentou e tem perda de sangue terá parada cardíaca, explicada pela hemorragia devido à causa básica, que é o acidente. Outra pessoa que teve um infarto do miocárdio seguido de parada cardíaca terá com causa básica "doença coronariana".

MORTALIDADE #3 A definição de causa básica é padronizada internacionalmente e, frequentemente atualizada com o surgimento de novas infecções como a COVID-19 ou hábitos como tirar "selfies".

MORTALIDADE #4 Mortes por "selfies" (ou a Síndrome de Narciso)

MORTALIDADE #4 Imagine que um avião tem pane elétrico, despressuriza, não há oxigênio e, os 100 passageiros morrem por anoxia. Como todos os corpos ficaram íntegros realizaram-se autopsias e, também e se revisaram históricos médicos dos passageiros.

MORTALIDADE #5 Com os dados médicos e de autopsia foi possível concluir que 20 passageiros eram hipertensos ou diabéticos, 5 tinham doença coronariana, 3 tinham câncer, 2 eram asmáticos, um tinha HIV e outro tinha tentado suicídio. Qual a causa básica?

MORTALIDADE #6 Pane elétrica do avião. O passageiro que já teve infarto do miocárdio poderia viver mais vintes anos, o que teve câncer mais dez anos. Nesse caso, um agente externo, a pane do avião, não diferenciou entre sadios e doentes. No entanto,

MORTALIDADE #7 Imagine, que esses cem passageiros estivessem em uma ilha com onda de calor extremo por 5 dias (50oC). No 6o dia se contaram 10 mortes, 6 entre quem tem doença coronariana, 2 entre diabéticos, um se suicidou e, uma pessoa sadia por uma diarréia infecciosa.

MORTALIDADE #8 Ao contrário da despressurização do avião que matou todos, na onda de calor o impacto é > em quem tem doença prévia. A externalidade é comum às 2 situações, mas na "onda de calor", o impacto é diferencial. Mesmo assim, a causa das 10 mortes foi "onda de calor".

MORTALIDADE #9 Quando há uma agressão externa por um agente físico, calor, ou biológico, vírus, ocorre em uma sociedade, a exposição a esse agente poderá ligeiramente diferente, mas o resultado final será bem distinto de acordo com a presença ou não de doença prévia.

MORTALIDADE #10 O contágio pelo SARS-CoV-2 é relativamente uniforme, a exposição a ele pode ser controlada pelo distanciamento social, mas a letalidade se relaciona em grande parte à uma doença prévia. Continuaremos amanhã.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling