Luiza Caires - jornalista de ciências Profile picture
Editora de Ciências do Jornal da USP #SciComm 🏳‍🌈 ela/a

Sep 24, 2020, 6 tweets

A Volkswagen assinou um acordo de reparação por violações aos direitos humanos feitas na ditadura militar no Brasil.

Entre outras coisas, há relatos de que em suas instalações havia um local para prática de interrogação e tortura por agentes do estado (+)

Serão 16,8 milhões para a Associação de Funcionários, a maior parte dos quais para ex-funcionários que sofreram as violações e seus familiares (+)

“Fui levado para o departamento pessoal da Volkswagen. Ali mesmo começaram as torturas”. - Bellentani, ex-funcionário, foi espancado na frente de seguranças. Agentes do Governo queriam que ele delatasse colegas com atividades políticas e sindicais (+)

brasil.elpais.com/brasil/2017/12…

"A empresa deveria financiar um memorial, assumir a responsabilidade dela com esse período obscuro e reparar estes erros. Financiar que a gente conte essa história de como foi a resistência, para que isso vá para escolas, universidades”, disse à reportagem em 2017. (+)

Para ele, "é importante que a juventude atual tenha conhecimento de como foi a reconquista dos direitos que permanecem hoje, de poder escolher seus governantes, de participar da vida democrática do país".

A Comissão da Verdade constatou que galpões da fábrica de São Bernardo foram cedidos aos militares, e usados como centros de detenção e tortura. A comissão também encontrou provas que a empresa doou ao regime 200 veículos, usados pelo serviço de repressão.
dw.com/pt-br/como-a-v…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling