Bruna Frascolla Profile picture
Autora de Wokismo e anarcocapitalismo: duas faces da mesma moeda disforme (Capax Dei, 2025). Escreve toda semana na Strategic Culture Foundation.

Sep 24, 2020, 8 tweets

Quem tem a moeda mais antiga da América do Sul?

As moedas de 4 países do continente se chamam peso. Por ordem de idade, tem o colombiano (1810), o chileno (1975), o argentino (1992) e o uruguaio (1993). Os três caçulas do clube do peso têm idade próxima à do real (1994).

Países com moedas de nomes sem xarás: Venezuela (bolívar, 1879 OU 2019), Paraguai (guarani, 1943), Bolívia (boliviano, 1987) e Peru (sol, 1991).

A Venezuela é uma pegadinha, porque ficou mudando nome da moeda até voltar para o original em 2019. Era bolívar, virou bolívar forte, depois bolívar soberano (que coexistiram) e virou bolívar de novo quando o forte sumiu.

O Peru, ao que parece, foi o iniciador de uma escadinha de criação de moedas longevas pela região, na qual o real é o caçula. Temos, então: Peru, Argentina, Uruguai, Brasil; 91, 92, 93, 94. Que terá acontecido a esses 4 países em conjunto?

Por fim, temos os países cujas moedas se chamam dólar: Guiana (dólar guianês, 1965), Equador, Suriname (dólar surinamês, 2004). A moeda do Suriname, descontada a confusão da Venezuela, é a caçula do continente.

E o Equador?

Em 2000 eles abandonara o sucre e adotaram o "dólar estadounidense", como eles chamam. (Brasileiro precisa deixar de ser tabaréu e parar de achar que estadunidense é coisa de DCE. Não só, é coisa do mundo hispânico também, independente de orientação política.)

Ao cabo, aos trancos e barrancos, o Equador é o país com a moeda mais antiga deste subcontinente, embora não seja o criador da moeda mais antiga daqui em uso. Este posto fica para a a Colômbia.

Uma curiosidade é que o Equador fabrica centavos equatorianos que funcionam, lá, como centavos de dólar dos EUA.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling